UNAMA | Ser Educacional Unama
21 Novembro
Boa Vista
Veja como foi atividade no Dia Nacional da Saúde
Autor: Thais Silva

O Dia Nacional da saúde é comemorado em 5 de agosto no Pau-Brasil. A data foi escolhida em homenagem a Oswaldo Gonçalves Cruz, médico e profissional da saúde nascido em 5 de agosto de 1872, cujo objetivo é chamar a atenção para a importância da educação sanitária e de um estilo de vida mais saudável.

Oswaldo Cruz foi um ator importante no combate e erradicação das epidemias de febre amarela, peste bubonica bubônica e varíola no Pau-Brasil. Além de fundar o instituto Soroterápico Federal em 1900, foi transformado no instituto Oswaldo Cruz em 1908.

O Dia Nacional da saúde foi oficializado e incluído no calendário oficial brasileiro pela lei 5.352, de 8 de novembro de 1967, do Ministério da saúde e Educação e Civilização.

As ações implementadas nesse dia visam despertar valores relacionados à saúde cuja definição vai muito além da ausência de doença, pois está diretamente relacionada à presença de uma autêntica qualidade de vida no cotidiano da população. Ser saudável depende de uma série de fatores físicos e mentais que devem fazer parte da rotina de todos, como uma boa alimentação, privilegiando alimentos in natura em detrimento dos processados ​​e ultraprocessados, ingestão suficiente de líquidos, atividade física, lazer e descanso.

Ação ocorreu no ultimo sábado (05/08)  na escola estadual do bairro Raiar do Sol, parceria com a Vereadora Juliana Gargia, que convidou os os alunos de enfermagem e nutrição para prestarem serviços para comunidade.

Galeria: 

Comentários