UNAMA | Ser Educacional Unama
16 Junho
Ananindeua
Alteração do calendário de provas finais
Por Adriana Pinheiro

Está chegando ao fim mais um período letivo e a coordenação do curso de Enfermagem comunica aos discentes que o calendário de avaliação de aprendizagem das PROVAS FINAIS irá sofrer alteração em virtude dos jogos do Brasil na Copa do Mundo 2018.

Fiquem atentos! As alterações estão sinalizadas em cinza escuro. Confiram os anexos!

 

 

 

 

 

 

15 Junho
Belém
Serviço Social realiza evento voltado aos idosos
Por Fabia Jaqueline

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, e o curso de Serviço Social da unidade Alcindo Cacela foi representado pela professora Ms. Marisa Lima na programação realizada pelo SESC. A docente ministrou uma palestra sobre “As formas de Violência contra a Pessoa Idosa”.

Além das formas de violência contra a pessoa idosa, também, foi abordado o art. 19. do Estatuto do Idoso que prevê que os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos: Unidade Municipal de Saúde do Bairro, CRAS, CREAS, Delegacia de Polícia do Bairro, Delegacia do Idoso, Delegacia da Mulher, Conselho Municipal do Idoso, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Ministério Público, Casa do Idoso ou pelo telefone: Disque 100 ( Denúncia de Violação de Direitos), 180 (Central de Atendimento a Mulher), 181 (Disque Denúncia – Violência).

14 Junho
Belém
Confira a jornada de qualificação e defesas dos TCCs de Enfermagem
Por Renata Glaucia

Nos dias 19 e 20 de junho, ocorrerá a jornada de qualificação e defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos do curso de Enfermagem, na unidade UNAMA Alcindo Cacela.

A jornada ocorrerá das 8 às 19h nos dois dias, no Bloco F, campus Alcindo Cacela. Na ocasião, os alunos apresentarão os trabalhos para serem qualificados ou defendidos. As bancas contam com os professores mestres e doutores da instituição e convidados externos.

Será uma excelente oportunidade para aprendermos, afinal os professores e orientadadores fazem valiosissímas contribuições para o crescimento e aperfeiçoamento dos alunos.

Venha participar da jornada e aprimorar seus conhecimentos acadêmicos e metodológicos.

14 Junho
Belém
Projetos de TI da UNAMA recebe comenda da Câmara dos Vereadores
Por Rômulo Pinheiro

O coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação Prof Me. Rômulo Pinheiro e o discente Walter Junior receberam das mãos do Vereador do Município de Belém Delegado, Nilton Neves, a comenda Vereador Clodormir Grande Colino em razão dos projetos Encontre Desaparecidos e Compartilhe - computação para todos, ambos desenvolvidos pelo Laboratório de Aplicações Computacionais da Amazônia (LACA-UNAMA). A comenda Vereador Clodormir Grande Colino é concedida a pessoas que tenham prestado relevantes serviços em benefício do desenvolvimento da educação, tanto no Município como em todo o Estado do Pará.

13 Junho
Pará
GEPCC divulga resultado de seleção
Por Amadeu Vidonho

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciências Criminais coordenado pelo Prof. Dr. Alexandre Rodrigues, professor do curso de Direito do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade da Amazônia publica o edital de resultado.  O GEPCC tem o objetivo de realocar a discussão sobre a pesquisa jurídica, o papel das Ciências Criminais como forma de concretização do Direito, nas questões relativas à violência e ameaças à paz e à harmonia sociais, a fim de discutir e divulgar no meio acadêmico e jurídico, as novas escolas e pensamentos filosóficos e jurídicos na seara criminal; desenvolver referenciais no aspecto da solução de conflitos sociais que envolvam delito, ameaça ao espaço de convivência social; e, sedimentar as boas práticas nas ciências criminais, com análise da mais abalizada doutrina e jurisprudência.

Confira o resultado abaixo.

12 Junho
Belém
Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é marcado na UNAMA
Por Fabia Jaqueline

No dia 12 de Junho é marcado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e o curso de Serviço Social realizou atividade de sensibilização para essa problemática, entregando cartilhas infomativas sobre a temática para professores, alunos e funcionário na unidade Alcindo Cacela. No Brasil, o trabalho é proibido para quem ainda não completou 16 anos, como regra geral. Quando realizado na condição de aprendiz, é permitido a partir dos 14 anos.

O Trabalho Infantil representa um expressão da questão social uma vez que milhares de crianças deixam de ir à escola e de ter seus direitos preservados para trabalhar no campo, nas fábricas, nas ruas, para contribuir com as despesas da família.

11 Junho
Belém
Fiquem ligados nos editais de concursos de Moda!
Por Fernando Hage

Os editais de três concursos para estudantes de Moda estão abertos esperando os seus projetos. Fiquem ligados. O primeiro deles é o Concurso Reinvente 2018, uma oportunidade para estudantes e profissionais apresentarem projetos dentro do conceito de sustentablidade e economia circular ligados a Moda. As inscrições vão até dia 15 de julho.

Já o Prêmio Francal Top de Estilismo tem como objetivo promover e revelar novos talentos para a industria de calçados e acessórios de Moda. As inscrições vão até dia 15 de junho. O concurso GG Moda é uma parceria entre a Editora Gustavo Gili Brasil e a ABEPEM (Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa em Moda que tem como temática a Inovação na Modelagem Zero Lixo. As inscrições vão até dia 25 de junho.

Para saber mais sobre os regulamentos do concursos acesse os seguintes sites:

www.concursoreinvente.com.br/regulamento

www.francaltopdeestilismo.com.br

www.coloquiodemoda.com.br

 

 

 

11 Junho
Belém
Alunos do curso de Nutrição recebem prêmio no III Workshop Junino da ANEPA
Por Ivie Reis

Esta última segunda-feira (11), foi mais um dia de destaque para nossos alunos do curso de Nutrição. O produto Coxinha de pupunha com recheio de pato e jambu recebeu o prêmio de  1º lugar no Workshop Junino da Associação de Nutrição do Estado do Pará- ANEPA.

O produto é de autoria dos discentes do 5°semestre  1. Laryssa Camila Ojeda Cavalleiro de Macêdo Silva, 2. Bárbara Jamylle Miranda dos Santos, 3. Marcely da Silva Carvalho, 4. Wanderson da silva vulcão Junior,  5. Camille Elvira Carvalho Castro de Oliveira e 6. Alessandra Castro Tosta Teixeira. Na ocasião, eles concorreram com produtos produzidos por discentes de outras IES de Belém.
 
O evento contou ainda com a apresentação do produto Farinha de pirarucu, de autoria das discentes Fabíola, Jessica e Leda. Parabéns a todos!
 
 

11 Junho
Ananindeua
Unidade sedia II Mostra de Ginástica de Educação Física
Por Derick Herculano

A unidade Ananindeua tem a honra de convidar a todos para prestigiar a II Mostra de Ginastica do curso de Educação Física. Trata-se de uma atividade de culminância organizado pelos Acadêmicos da disciplina Modalidades Esportivas de Ginástica, coordenado pela professora Natalia Evangelista (professora responsável pela disciplina)

O evento será realizado no átrio da universidade, com início às 17h. Participem!

 

 

11 Junho
Belém
Alinhadores ortodônticos invisíveis inauguram uma nova era
Por Theodorico Neto

 

A prática clínica contemporânea da ortodontia apresenta novas demandas, por parte dos clientes, relacionadas ao tempo de tratamento, redução do número de consultas e aparelhos cada vez mais estéticos. Neste sentido, os alinhadores invisíveis ganharam cada vez mais espaço, primeiramente na ortodontia americana, e, mais recentemente, na odontologia brasileira.
 
Indicados para pequenas movimentações ortodônticas, correção de recidivas, para pacientes com dificuldades na higienização e para aqueles cuja necessidade estética é insdispensável, os alinhadores invisíveis aliam conforto à praticidade e eficiência.
 
A eliminação da fase de moldagem, na qual um gel especial é levado à boca para conseguir a "impressão negativa" dos dentes, reconhecidamente uma fase desconfortável do pré-tratamento, também salta aos olhos: esta etapa, atualmente, é substituída pelo scaneamento oral.
 
O desafio da ortodontia em desenvolver aparelhos cada vez mais discretos e eficientes está finalmente sendo superado.