UNAMA | Ser Educacional Unama
27 Janeiro
Belém
Prevenção contra a Doença Hemolítica Perinatal
Por Dirceu Costa

A atenção a gestantes é parte primordial do pré-natal, e deve englobar uma equipe variada e multiprofissional para contemplar diferentes aspectos da gravidez, incluindo o âmbito psicossocial. Em gestantes nas quais a incompatibilidade entre o Rh materno-fetal é detectada no pré-natal, a necessidade de um acompanhamento multiprofissional é ainda maior.

A incompatibilidade entre o fator Rh entre mãe e feto é responsável por aproximadamente 95% dos casos de doença hemolítica perinatal (DHP). A aloimunização materna pode ocorrer pelo contato com quantidades muito pequenas de sangue fetal, e 0,1mL de sangue fetal já seriam suficientes para provocar a produção de anticorpos em 90% das mães. É importante ressaltar que a troca entre sangue materno-fetal geralmente é inferior a 6 mL, suficiente para iniciar a geração de anticorpos.

Mães em risco de desenvolvimento de DHP apresentam maior risco de aloimunização por fatores como traumatismos múltiplos ou abdominais, descolamento de placenta, gravidez gemelar. A equipe de saúde multidisciplinar deve incluir não só médicos, mas também enfermeiros, fisioterapeutas, biomédicos, farmacêuticos e outros profissionais, que devem, cada um em sua especialidade, orientar a paciente na diminuição dos fatores de risco para imunização.

O papel destes profissionais deve ainda ser o de educar estas mulheres sobre a necessidade do acompanhamento regular e do que consiste a imunização anti-D, os riscos aos quais a gestante e o feto estão expostos caso o acompanhamento não seja correto, além de ressaltar a importância da diminuição dos fatores de risco, quando possíveis. 

Profissionais de diagnóstico, como biomédicos e farmacêuticos bioquímicos, precisam estar em constante atualização sobre os métodos diagnósticos mais utilizados, e recomendar testes adicionais quando necessário. Uma maior interação entre os profissionais médicos e enfermeiros e outros membros da equipe, com finalidade de compartilhamento de conhecimentos e integração na atenção de saúde, deveria ser primordial para pacientes em risco de desenvolvimento de DHP.

Os antígenos RH não estão presentes somente nos eritrócitos, mas também em outros tecidos (Castilho, 2015, pg. 77). É necessário levar em consideração que a troca de células entre mãe e feto ocorre naturalmente (Gammill, 2011) e que estas células permanecem por anos no organismo das mães (Chan, 2012), então é possível que ocorra imunização Rh em mães Rh negativas mesmo na ausência de grande troca de sangue mãe-feto, por expressão de antígenos Rh em células fetais não eritrocíticas que acabam na corrente sanguínea. Até este momento, este fato não parece ser levado em consideração e, desta maneira, é provável que a utilização de Anti-D deva ser reavaliada em face à estes fatos, e que a imunização materna deva ser feita mesmo na ausência de troca de um teste de roseta positivo. Este tipo de questionamento e avaliação na mudança de conduta só pode ser feito quando os diversos profissionais envolvidos no cuidado da paciente conversam, trocam conhecimento e tomam decisões em conjunto.

 

Referências Bibliográficas: 

Chan WF, Gurnot C, Montine TJ, Sonnen JA, Guthrie KA, Nelson JL. Male microchimerism in the human brain. PLoS One. 2012;7(9):e45592. doi: 10.1371/journal.pone.0045592.

Gammill HS1, Adams Waldorf KM, Aydelotte TM, Lucas J, Leisenring WM, Lambert NC, Nelson JL. Pregnancy, microchimerism and the maternal grandmother. PLoS One. 2011;6(8):e24101. doi: 10.1371/journal.pone.0024101. 

Lilian Castilho, Jordao Pellegrino Junior, Mario E. Reid. Fundamentos de imunohematologia. EDITORA ATHENEU, 1a edição, 2015

 

24 Janeiro
Santarém
Fiquem por dentro do horário de aulas deste semestre
Por Carlena Silva

Na próxima quarta-feira (5), iniciam as aulas para os alunos veteranos. Segue o cronograma de horários de aula para o semestre de 2020.1.

Qualquer dúvida, procure a coordenção.

 

 

Anexo: 
24 Janeiro
Santarém
Curso de farmácia de portas abertas
Por Carlena Silva

No dia 23 de janeiro de 2020, o curso de Farmácia da UNAMA/SANTARÉM realizou uma atividade para mostrar a estrutura do curso aos técnicos de laboratório e aos atendentes de farmacia. Foi realizado uma prática com os participantes, bem como a aopresentação das estrutura da instituição.

 

Fotos na galeria!

 

23 Janeiro
Belém
Seminário discute trabalho escravo no Pará
Por Mario Almeida

O Brasil é membro da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e se compremeteu internacionalmente a combater toda forma de violaçõa dos Direito dos trabalhadores.

O Pará vem implementando um Plano de Erradicação do Trabalho Análogo à Escravidão com o objetivo de retirar o Estado da lista dos que mais apresentam este problema.

Para avaliar esta ação e suas interfaces internacionais, o Curso de Relações Internacionais, em parceria com a ONG Sodireitos e outras insituições, promove o Seminário de Monitoramento do Plano de Erradicação do Trabalho Escravo no Pará.

Um tema relevante para um curso de excelência!

 

PARTICIPE, É DE GRAÇA!

22 Janeiro
Ananindeua
Participe dos Capacitas nutrição 2020
Por Danielle Carneiro

PARTICIPEM DOS NOSSOS CAPACITAS!

Oficinas gratuitas no portal de extensão: https://extensao.unama.br/

22 Janeiro
Ananindeua
Cadastro para estágio - Núcleo de carreiras UNAMA BR
Por Danielle Carneiro

Prezados alunos do curso de NUTRIÇÃO!!!!

Saiba o passo a passo de como cadastrar seu currículo pelo portal de carreira, na busca de uma vaga de emprego ou até mesmo de estágio extra curricular.

Em anexo segue o material para acessar o portal de carreiras e realizar seu cadastro.

22 Janeiro
Ananindeua
Volta às aulas - Calendário Acadêmico
Por Danielle Carneiro

Prezados alunos de NUTRIÇÃO da UNAMA Ananindeua,

Fiquem ligados aos início das aulas 2020.1:

Veteranos: 05/02/2020

Calouros: 18/02/2020

Fiquem atentos no calendário acadêmico da UNAMA Ananindeua para 2020.1.

Confira abaixo:

22 Janeiro
Ananindeua
Calendário Dol - 2020
Por Danielle Carneiro

Prezados alunos, fiquem atentos ao calendário acadêmico das disciplinas onlines, que pode ser conferido no anexo abaixo. 

DISICIPLINA ONLINE - DOL - SÃO FERRAMENTAS INDICADAS PELO MEC E FORMAM O ALUNO NAS PLATAFORMAS DIGITAIS. CONFIRA!

 

 

 

22 Janeiro
Ananindeua
Oportunidade de negociação financeira digital
Por Danielle Carneiro

Caro aluno (a), chegou mais um canal de comunicação para você resolver sua situação financeira com a Unama. SE LIGA NAS OPORTUNIDADES DO MUNDO DIGITAL! #SERDIGITAL

 

22 Janeiro
Ananindeua
Passo-a-passo - Renovação de matricula
Por Danielle Carneiro

Prezados alunos, em anexo estão as informações para o processo de renovação de matrículo no novo portal do aluno. 

Qualquer dúvida printem a tela e enviem no e-mail da coordenação: nutricao.ananindeua@unama.br

Até o retorno das aulas!!!