UNAMA | Ser Educacional Unama
18 Abril
Belém
Profissão de Estética e Cosmética é regulamentada
Por Elizabete Rodrigues

Foi Sancionada e publicada no Diário Oficial da União, no dia 4 deste mês,  a Lei 13.643/2018, que regulamenta a profissão de Esteticista e Cosmetologo, com nível superior, e o técnico em Estética. Para isso, a  coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Universidade da Amazônia, professora Elizabete Cardoso Rodrigues, esteve presente no dia 17 de abril, no programa Sem Censura da TV cultura, esclarecendo dúvidas sobre a Regulamentação da profissão de Estetica e Cosmética. 

Nesta sexta-feira (20), irá ser realizada uma reunião que tratara de assuntos relacionados a regulamentação e ao cadastramento dos profissionais na Associação Nacional de Esteticistas (ANESCO) para que, em breve, seja criado o Conselho Regional de Esteticistas, a reunião ocorrerá na Universidade da Amazônia, campus Alcindo Cacela.

 

 

18 Abril
Belém
Unidade recebe exposição de banners
Por Dirceu Costa

Ocorreu, no último dia 17 de Abril, a exposição de baneres com temas voltados para os Fluidos Biológicos no hall do bloco B da instituição, localizada na Avenida Alcindo Cacela. A mostra científica teve o objetivo de alertar a comunidade acadêmica a respeito de medidas de prevenção relacionadas à doenças renais e contou com a orientação do Dr. Sleimann Cerbino, biomédico e professor da Instituição. 

Na avaliação da coordenação, o evento foi um sucesso em função do grande número de pessoas que puderam ter acesso à informaçõe preventivas e educativas, voltadas para a função renal.

17 Abril
Belém
Curso de Enfermagem intensifica preparatório para o ENADE
Por Renata Glaucia

No dia 24 de março de 2018, o auditório, com capacidade para 100 pessoas, ficou lotado, para assistir a palestra proferida pela Professora Mestre Emanuele Cordeiro Chaves com o tema “Controle e tratamento da tuberculose”. A aula fez parte do preparatório para o ENADE 2019. 

A prova ENADE é um Exame Nacional de Desempenho do Estudante que acontece a cada 3 anos. Os alunos do Curso de Enfermagem que farão essa prova são os que estão cursando atualmente os 6º e 7º semestre. Num total temos em média 7 turmas para a realização desta prova, nossos alunos encontram-se motivados e empolgados para a realização de tal evento.

Confira as imagens na galeria!

 

17 Abril
Belém
Alunos do Curso de Enfermagem participam de preparatório para o ENADE
Por Renata Glaucia

No dia 10 de março de 2018, às 9h da manhã, foi realizada aula do preparatório para os alunos do Curso de Enfermagem que realizarão o ENADE 2019.

Este momento foi coordenado pela Profª Milene Tyll e contou com a participação da Professora Mestre Maria Caroline da Silva Torres com o tema “Programa Nacional de controle de IST's/AID's”.

Confira as imagens na galeria!

 

17 Abril
Belém
Oficinas Profissionalizantes do Curso de Enfermagem acontecem neste mês
Por Renata Glaucia

As Oficinas Profissionalizantes são atividades realizadas por todos os cursos da UNAMA e demais unidades do Grupo SER Educacional e tem o objetivo de oportunizar aos alunos uma abordagem prática dos temas voltados para a sua área de formação, aproximando os acadêmicos do mercado de trabalho e das possibilidades de atuação profissional. As oficinas contam com a participação de docentes do curso e de profissionais convidados renomados dentro das mais variadas áreas de atuação. 

Neste semestre, as Oficinas Profissionalizantes da unidade UNAMA Alcindo Cacela ocorrerão entre os dias 23 a 27 de abril, nas respectivas salas de aula e laboratórios e nos horários normais de aula. 

Grupo Ser Educacional/UNAMA, você entre os melhores!

 

17 Abril
Belém
Confira edital para projeto de Atividades Integradas em Pesquisa
Por Dirceu Costa

O Coordenador do Curso Bacharelado em Biomedicina no uso de suas atribuições divulga os critérios de seleção para o projeto de Atividades Integradas em Pesquisa (AIP). 

O referido projeto, foi criado com o intuito de dar aos alunos do Curso de Biomendicina da Universidade da Amazônia a possibilidade de acesso à iniciação científica e experiências em Centros de pesquisa conveniados, como por exemplo, o Centro Nacional de Primatas.

Art. 1º. Ficam abertas as inscrições para o processo seletivo do Projeto de Atividades Integradas em Pesquisa (AIP) no período de 17/04/2018 a 23/04/2018 na Secretaria das coordenações de Curso no horário de 8:00h às 21:00h com publicação da homologação das inscrições no dia 24/04/2018.

Art. 2º. O processo seletivo será realizado para iniciação de atividades em Pesquisa para acadêmicos, voluntários  do 5º semestre do Curso de Biomedicina

Art. 3º.  A nota global do candidato deve ser superior a 7, sendo esse um critério eliminatório.

Art. 4º. A nota final será a média aritmética das notas atribuídas à prova teórica (peso = 6) e ao histórico escolar do aluno (peso = 4).

Art. 5º. As demais regras para o concurso são aquelas constantes no Regulamento de Monitoria.

Art. 6º. A vaga será destinada a princípio para cada turma do referido período não ultrapassando 3 vagas por turma, de acordo com a classificação dos candidatos por nota.

Art. 7º.  A nota final para aprovação não pode ser inferior a 7 e não haverá remanejamento de vagas de uma turma para outra.

Art. 8º. Não haverá revisão de provas nem das notas atribuídas na avaliação.

  Art. 9º. As questões serão compostas pelos principais conteúdos da matriz curricular do curso até o  4º semestre.

           

 

16 Abril
Santarém
Estudantes participam de aulão ENADE de Direito Constitucional
Por Peter Xavier

No último sábado (14), foi realizado um aulão para os alunos ENADE do Curso de Direito com o tema "Constituição e o Rock dos anos 80 - Uma análise sobre Direitos Fundamentais. Justiça e Democracia numa explosão de liberdade musical".

O aulão foi comandado pela professora Mara Roberta e contou com a participação da professora Ana Clara Hoff. Confira as imagens na galeria!

16 Abril
Ananindeua
Unidade sedia Corrida e Caminhada do Sesi com acadêmicos
Por Derick Herculano

Vem ai mais uma Corrida e Caminhada do Sesi 2018, e os alunos do curso de Educação Física da unidade Ananindeua estarão presentes, contribuindo com a organização e prestando serviços e esclarecimentos a população e corredores presentes. Venha fazer parte desse grupo, contribuir com essa ação que movimenta nossa cidade e a motivar crianças, jovens, adultos e idosos a adotar um estilo de vida mais ativo e saudável.

Saiba mais informações na sua coordenação de curso. As inscrições têm vagas limitadas e os discentes de Educação Fisica que queiram participar como Staff do evento, podem se inscrever através do link. Participem!

 

16 Abril
Belém
Oficinas Profissionalizantes acontecem neste mês
Por Dirceu Costa

No  período de 23 a 27 de Abril, ocorrerão as oficinas profissionalizantes dos curso de Biomedicina e Radiologia da unidade Alcindo Cacela. A programação é proposta com o intuito de aproximar os acadêmicos do mercado de trabalho e das possibilidades de atuação profissional que estão em evidência. As oficinas contam com a participação de docentes e de profissionais renomados dentro de suas áreas de atuação. O evento é exclusico para discentes da Instituição e as inscrições são gratuitas.

Veja a programação em anexo.

14 Abril
Belém
Professoras de Enfermagem apresentam teses e tornam-se doutoras
Por Renata Glaucia

A coordenação do curso de Enfermagem parabeniza as Professoras Milene Raiol de Moraes e Marcia Helena Machado Nascimento pela defesa de suas teses de doutorado, reiterando a importância da formação continuada do docente como elemento balizador para o fortalecimento do ensino e instituição.

No dia 6 de fevereiro, a professora Milene Raiol de Moraes, Enfermeira, Mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará (UFPA), defendeu sua tese de Doutorado, intitulada “Contribuição dos Fatores Moleculares e Ambientais na Incidência de Hipertensão Arterial em Populações Vulnerabilizadas”, do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, Doutorado em Antropologia, UFPA sob orientação da Professora Drª. Ândrea K. Campos Ribeiro dos Santos. Trata-se de uma proposta inédita para avaliação da influência dos fatores ambientais e genéticos, no mecanismo de equilíbrio da pressão arterial, assim como o estilo de vida de amostras da população do Estado do Pará e suas interferências no aumento e agravamento da Hipertensão Arterial. Estudo realizado com 1000 indivíduos, em vinte e seis comunidades quilombolas, em oito municípios do Estado, demonstrando como é a saúde dos quilombolas moradores destas comunidades.

Já no dia 05 de março, a professora Marcia Helena Machado Nascimento, Enfermeira Especialista em Enfermagem Pediátrica, Mestre em Enfermagem UEPA/UFAM, defendeu sua tese de Doutorado, intitulada “Capacidade funcional de vida de crianças com cardiopatias congênitas acianóticas”, do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, Doutorado Interinstitucional em Ciências da Reabilitação da Universidade Nove de Julho UNINOVE/UEPA, sob orientação da Professora, Drª. Fernanda de Cordoba Lanza, Banca examinadora: Drª. Simone Dal Corso, Drª Luciana Maria Malosá Jorge, da UNINOVE Vergueiro, São Paulo e Drª. Andressa Tavares Parente da Universidade Federal do Pará - UFPA. Trata-se de também de uma proposta inédita para avaliação da capacidade funcional na população de crianças com cardiopatia congênita.

Parabéns Professoras!