UNAMA | Ser Educacional Unama
05 Julho
Belém
Professor da UNAMA coordena projeto de vigilância epidemiológico
Autor: Dirceu Santos

O Professor Dr. Jones Siqueira, dos cursos de graduação em saúde (Medicina Veterinária, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina e Farmácia) da Universidade da Amazônia – UNAMA é formado em Ciências Biológicas, Mestre em Doenças Tropicais e Doutor em Virologia. Atua na área de pesquisa e vigilância epidemiológica como consultor FIOTEC/FIOCRUZ no Instituto Evandro Chagas, desenvolvendo estudos na área de biologia molecular de vírus e coordenando projetos de pesquisa na Universidade da Amazônia. Dentre os projetos desenvolvidos, destacamos a pesquisa intitulada: “VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICO-MOLECULAR DE VÍRUS CAUSADORES DE INFECÇÕES EM CÃES INSTITUCIONALIZADOS EM CANIS PÚBLICOS DE BELÉM, PARÁ”, que visa monitorar os diversos vírus que possam estar relacionados a quadros clínicos ou não, em cães institucionalizados em dois canis públicos de Belém-Pará, a fim de estabelecer a real etiologia dessas infecções.

Este estudo realiza uma vigilância epidemiológica viral, sobretudo voltada aos vírus gastroentéricos (que afetam o aparelho digestório), com foco na possível detecção de 12 vírus (parvovírus, coronavírus, rotavírus, bocavírus, sapovírus, vesivírus, norovírus, kobuvírus, circovírus, astrovírus, adenovírus e vírus da cinomose canina), além da pesquisa de potencial transmissão zoonótica. O projeto conta ainda com duas mestrandas e uma doutoranda vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Virologia do IEC, além de uma aluna de mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária da UEPA.

As doenças Zoonótica são aquelas nas quais os animais podem ser fonte de patógenos virais, bacterianos ou demais parasitos e que segundo a Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional, correspondem a mais de 75% das doenças emergentes do último século, o que implica dizer que de cada quatro (04) doenças emergentes, três (03) são zoonoses, o mesmo estudo inclusive aponta a região amazônica como possível foco futuro.

A atual pandemia em que vivemos, ocasionada pelo COVID-19 ou mais precisamente pelo vírus SARS-CoV-2, foi identificado primeira vez em seres humanos em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China, e é uma possível zoonose, já que o vírus se apresenta extremamente semelhante a demais cepas (variações) encontradas em animais. A hipótese mais aceita até o momento é de que este vírus tenha os origem em morcegos e chegou aos humanos através de um hospedeiro intermediário, o Pangolim (mamífero ameaçado de extinção e consumido em algumas partes do mundo).

Esse tema e o atual momento em que vivemos, reforça a importância do projeto coordenado pelo prof. Dr. Jones e claro, expõe ao mundo, à comunidade científica e à população em geral o quão se faz necessário um serviço de vigilância epidemiológico nas mais diversas categorias animais.

Caso queira conhecer um pouco mais sobre nosso professor, pode acessar seu currículo Lattes no seguinte link: http://lattes.cnpq.br/6397072008039608

Fontes consultadas:

https://www.pubvet.com.br/uploads/81a2603b2cde1dc0bb198d9786f4a02b.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/COVID-19

https://revistagalileu.globo.com/Um-So-Planeta/noticia/2021/06/.html

https://www.scielo.br/j/pab/a/LjPRt7VpRQdW3cWTY3KZ4Pj/

 

 


 

Galeria: 

Comentários