UNAMA | Ser Educacional Unama
24 Outubro
Pará
Oficinas Profissionalizantes 2021.2 - Arquitetura e Urbanismo
Por Sued Trajano

Atenção, alunos de Arquitetura e Urbanismo: Vem aí as oficinas profissionalizantes 2021.2!

Teremos convidados especiais. Não percam a programação exclusiva! I

nscrições pelo site https://extensao.unama.br/

 

22 Outubro
Belém
On-line: 8ª edição de Confluências traz temática sobre política, violência e resistência
Por Hellen Maria

Com o tema Cultura e resistência em tempo de necropolítica, o VIII Confluências irá acontecer nos dias 26, 27 e 28 de outubro de 2021. Devido a Pandemia de Covid-19, o evento será realizado on-line. O encontro é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (PPGCLC/UNAMA) com o objetivo de proporcionar debates e reflexões entre pesquisas científicas que circundam a interdisciplinaridade de conhecimentos e de saberes nos campos social, cultural, comunicacional, linguístico e artístico.

A oitava edição do Confluências está com uma programação imperdível. Pesquisadores como a Profa. Dra. Maria Helena Weber (UFRGS), o Prof. Dr. Carlos Alberto de Carvalho (UFMG) e o Prof. Dr. Romero Ximenes (UFPA) estão dentre os conferencistas do evento.

Além das palestras, o congresso interdisciplinar terá apresentação de artigos científicos. No total, 32 pesquisas serão apresentadas em seis (06) Simpósios de trabalho que reunirão investigadores de universidades do Pará (Unama, UEPA, UFPA), Amazonas (UFAM), Mato Grosso do Sul (UFMS), Minhas Gerais (UFMG), Rio de Janeiro (UFRJ) e de países como Portugal (Universidade de Coimbra) e Suíça (Universidade de Genebra). A programação detalhada está disponível em: https://bit.ly/Confluencias_ProgramaçãoDetalhada

As inscrições podem ser realizadas de forma gratuita até este sábado (23) por meio do endereço eletrônico: https://bit.ly/InscricaoVIIIConfluencias2021 Os links para acesso à programação serão enviados por e-mail para os inscritos.

SOBRE OS PALESTRANTES:

Maria Helena Weber: Professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde ocupou o cargo de Professora Titular. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C. Coordena o Grupo de Pesquisa Núcleo de Comunicação Pública e Política (NUCOP) e o Observatório de Comunicação Pública (OBCOMP). Integra o Conselho Gestor do Instituto Nacional de Ciência & Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). É doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ e mestre em Sociologia pela UFRGS, onde se formou em Comunicação Social, nas habilitações Relações Públicas e Propaganda. Exerceu a função de coordenadora da área de Ciências Sociais Aplicadas (Comunicação. Ciência da Informação. Museologia) e titular do Conselho Técnico-Científico de Ensino Superior (2011 a 2014) junto a CAPES. Foi vice-presidente da COMPÓS e integrou a direção da COMPOLITICA.

Carlos Alberto de Carvalho: Professor Associado do Curso de graduação em Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 2. É coordenador do Insurgente: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Redes Textuais e Relações de Poder/Saber. É graduado em Comunicação Social - Jornalismo - pela UFMG, mestre e doutor em Comunicação Social pela mesma Instituição. Realizou Pós-doutorado na Universidade do Minho, Portugal, com bolsa Capes.

Romero Ximenes: Professor Associado do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui graduação em História pela UFPA, Pós-Graduação lato-sensu em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado em Ciências Sociais - Antropologia Social pela UFPA.

 

SERVIÇO:

VIII Confluências

Quando: 26, 27 e 28 de outubro de 2021.

Programação: https://bit.ly/Confluencias_ProgramaçãoDetalhada

Onde: Congresso Remoto realizado pelo PPGCLC/Unama.

Inscrições: até 23/10, pelo link https://bit.ly/InscricaoVIIIConfluencias2021

 

22 Outubro
Pará
AÇÕES AVI 2021.2 - Fique por dentro!
Por Nina Alves

Esta semana a CPA (Comissão Própria de Avaliação), juntamente com o NAE (Núcleo de Apoio ao Estudante), esteve em Ação de Sensibilização para realização de AVI 2021.2,  nas dependências da UNAMA Santarém (corredores, área externa e salas de aula). O objetivo foi lembrar nossos alunos do período da AVI 2021.2 e sanar dúvidas.

 

 

22 Outubro
Santarém
Participe da Avaliação Institucional!
Por Nina Alves

A AVI 2021.2 para os nossos alunos já começou!!!

 

A AVI é fundamental para que a UNAMA continue a melhorar, e sua participação é essencial para tornar isso possível!

 

Caro aluno, queremos ouvir a sua opinião ! Participe!!! E você ainda ganha 3H de atividade complementar!!

 

Fique ligado no prazo: 19 de outubro a 19 de Novembro de 2021.

21 Outubro
Ananindeua
Participe da Avaliação Institucional 2021.2
Por Adreanne Oliveira

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2021.2

Prezado aluno, sua resposta é importante para a gente!

A AVI é muito importante para que a Unama Ananindeua continue a melhorar e voluir e sua participação é essencial para tornar isso possivel.

Acesse o portal acadêmico e deixe sua opinião!!!

Contamos com todos vocês!!!!

Abraços!!

 

21 Outubro
Ananindeua
Unidade promove "Ser Experience- a voz"
Por Adreanne Oliveira

Ser Experience “A VOZ”
 
Aprenda como usar a voz a seu favor em situações nos ambientes acadêmico, profissional e familiar.
O Ser Experience apresenta no dia 23 de outubro, às 9 horas, o primeiro episódio do Projeto A Voz: A Entrevista de emprego, que reúne orientações de profissionais especializados para a melhoria da dicção.
 
Participe da atividade imersiva especial de fonoaudiologia acessando a transmissão pelo canal da Unama no YouTube: youtube.com/Unamaoficial e entenda como amplificar o poder da voz com a prática de exercícios compilados em uma cartilha especial preparada por experts em técnicas vocais.
 
O Projeto A Voz é mais uma iniciativa do Ser Experience, que oferece aos alunos atividades de aprendizagem imersivas exclusivas, com base no conceito Ubíqua, do Grupo Ser Educacional.
 
Venha conosco.
 
Não perca a oportunidade de viver essa experiência única.

21 Outubro
Ananindeua
Unidade promove Dia DOL
Por Adreanne Oliveira

Alô, queridos alunos!!!!!
 
No dia 06/11/21 às 10:00h, ocorrerá o dia DOL 2021.2, com o tema Empreendedorismo Digital: novos modelos de negócios no futuro pós-pandêmico.
O evento será moderado pelo professor Murilo Andrade e ministrado pelos convidados Juliana Santa Brigida, Hans Costa e Alice Pinto. 
 
Realize sua inscrição através do site: extensao.unama.br
 
Participe da oficina através do link: http://sereduc.com/uXPim1
 
Contamos com sua presença!

21 Outubro
Belém
2º Encontro de fisioterapia
Por Daniela Teixeira

II ENCONTRO DE FISIOTERAPIA- UNAMA- Belém- Inovações e desafios da Fisioterapia

26/10/2021

14:00 Credenciamento

14:30- Abertura: compor a mesa (NDE, coordenadora e Diretor acadêmico)

15:00 Palestra: Repercussões não pulmonares da COVID-19 (Jorge Luis Monteiro Spinelli)

16:00 Mesa redonda: “Vivenciando a metodologia Maker”- Projetos de extensão do Curso e institucionais (Daniela Correa Teixeira, Daniela Lobato Nazaré Muniz, Andrezza Coelho e Lorena de Amorim Duarte)

17:00 Palestra: Therasuit na prática fisioterapêutica- Randy Alyson Andrade Batalha

18:00- Intervalo

18:30 Palestra: Atuação Fisioterapêutica na sala de parto- implantação de serviço em uma maternidade pública (Rayane Helena Carpina da Silva)

19:30 Palestra: Fisioterapia aquática na síndrome pós-Covid (Isalice Rego e Furtado)

20:30 Palestra: Empreendedorismo: inovações e desafios da Fisioterapia (Yan Aquino Diniz)

27/10/2021

MINI-CURSOS: para 30 pessoas

  1. 08:00- Prescrição de Mat Pilates: Bento Edgar de Almeida Crisóstomos e Rafaela Duarte

 

  1. 18:30- Prescrição de Mat Pilates: Bento Edgar de Almeida Crisóstomo e Rafaela Duarte

 

 

  1. 08:00- Reabilitação Aquática precoce no paciente com lesão traumato ortopédica (15 pessoas): Neurilene das Chagas Nascimento

 

  1. 18:00- Reabilitação Aquática precoce no paciente com lesão traumato ortopédica: 15 pessoas): Bárbara Fernanda Lima Silva Maia

 

 

  1. 08:30- Avaliação e tratamento da Fisioterapia na saúde do homem (Marina Rodrigues Lopes Pereira e Natália de Souza Duarte)

 

  1. 14:30 OU 18:30- Intervenções fisioterapêuticas na disfunções miccionais infantis (Vitória Sousa Aguiar)

 

  1. 08:30- Prescrição de exercícios terapêuticos: (Michel Sena Uchoa Santos)

 

  1. 19:00- Reabilitação pós-Covid: (Nivea Thayanne Melo Silva) (REMOTA- São Paulo)

 

 

  1.  18:30- Práticas contemporâneas no paciente neurológico (Aymee Lobato Brito)

 

  1. Avaliação fisioterapêutica da capacidade cardiopulmonar: abordagem ambulatorial- Alan Gonçalves Batista

 

28/10/2021

Apresentação de trabalhos científicos:

Resumos para apresentação oral: pesquisa de campo, relato de experiência, revisão integrativa e revisão sistemática

MANHÃ: 8:00 às 11:30                                 NOITE: 18:30 às 21:30

 

EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS II ENCONTRO DE FISIOTERAPIA UNAMA – Belém – Inovações e Desafios da Fisioterapia A Comissão Organizadora do II ENCONTRO DE FISIOTERAPIA UNAMA – Belém – Inovações e Desafios da Fisioterapia torna público para a comunidade acadêmica interna, com o presente edital, o cronograma e as regras para inscrição, seleção, instruções para formatação dos arquivos, avaliação de trabalhos acadêmicos nos liames dos Grupos de Trabalho (GT’s) do evento. Artigo 1º. Modalidade dos trabalhos acadêmicos. 1.1. Os trabalhos acadêmicos submetidos deverão refletir proposta teórica resultante de pesquisa científica nas diversas áreas da fisioterapia, devendo ser enquadrados em um dos seguintes eixos temáticos: – 1: Fisioterapia em ortopedia e traumatologia – 2: Fisioterapia esportiva – 3: Fisioterapia na saúde do idoso – 4: Fisioterapia na saúde da mulher e do homem – 5: Fisioterapia em neurologia – 6: Fisioterapia em pneumologia e terapia intensiva – 7: Fisioterapia em cardiologia e angiologia - 8: Fisioterapia na Saúde do trabalhador - 9: Fisioterapia na Atenção Básica 1.2. Para fins de inscrição, bastará o envio do resumo dos trabalhos a serem apresentados no evento para o e-mail 260106224@prof.unama.br utilizando-se, obrigatoriamente, o arquivo-modelo disponibilizado ao final deste edital. 1.3. Cada autor só poderá apresentar um trabalho, admitindo-se o máximo de 6 (seis) autores por trabalho, tendo obrigatoriamente um orientador (com graduação em fisioterapia) como um dos autores. 1.4. Todos os autores deverão efetuar a inscrição no evento. Artigo 2º. Inscrição e prazos. 3.1. As inscrições e submissão deverão ser realizadas entre os dias 18 e 21 de outubro. O arquivo contendo o resumo do trabalho deverá ser encaminhado, por e-mail, para o endereço 260106224@prof.unama.br. No campo assunto, indicar: “Submissão Encontro Acadêmico”. 3.2. A lista dos trabalhos aprovados e o cronograma das apresentações serão divulgados até o dia 25 de outubro de 2021 na página oficial do curso de fisioterapia da UNAMA no Instagram (serfisio_unama), bem como será afixado nos murais de comunicação da Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade. Artigo 3º. Avaliação dos resumos. Os resumos encaminhados serão submetidos à avaliação pelos membros da Comissão Científica, levando em conta os seguintes critérios: (a) adequação do título; (b) clareza do resumo; (c) aderência temática; (d) relevância do problema; (d) contribuição para a área; (f) qualidade do levantamento bibliográfico. Artigo 4º. Apresentação dos trabalhos. 5.1. Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados de forma presencial, no dia 28 de outubro de 2021, das 8h às 21h, conforme programação divulgado previamente. 5.2. Cada trabalho deverá ser apresentado no tempo máximo de 10 (dez) miutos. Artigo 5º. Preparação do resumo. 1) Título e subtítulo (quando houver): Inserir aqui o(s) nome(s) do(a/s) autor(a/es) em fonte (tipo) Times New Roman, em corpo 12, alinhamento centralizado. Em nota de pé de página¹, deverá ser indicado a formação dos autor/es, seguida do e-mail, como no exemplo ao pé da página. 2) Nome dos autores: Nome(s) do(a/s) autor(a/es) em fonte (tipo) Times New Roman, em corpo 12, alinhamento centralizado. Em nota de pé de página¹, deverá ser indicado a formação dos autor/es, seguida do e-mail, como no exemplo ao pé da página. 3) Nota de Rodapé: Inserir como docente, pesquisador ou aluno; o(s) nome(s) da(s) instituição(ões) a que está(ão) vinculado(a/s) o(s) autor(es), maior titulação (quando for o caso), email , em fonte (tipo) Times New Roman, em corpo 10. 4) Resumo: Inserir o resumo do trabalho, utilizando fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento simples entre as linhas. Não use referências (citações de autor) no resumo. Mínimo de 400 e máximo de 1600 caracteres, num só parágrafo, alinhamento justificado. Siga o modelo (introdução, objetivo, metodologia, resultados e discussão Resultados e Discussão / Relato de experiência / Discussão, conclusão). Considerar Resultados e Discussão em pesquisas com resultados obtidos por pesquisa; Relato de experiência em trabalhos que descrevem a vivência de experiência em atividade acadêmica profissional; e Discussão em pesquisa bibliográfica. 5) Palavras-chave: Inserir as palavras-chaves preferencialmente de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), em sequência na mesma linha, podendo ter um mínimo de 3 (três) e o máximo de 5 (cinco) palavras-chave, separadas por ponto e vírgula. Artigo 6º. Disposições finais. Situações omissas no presente Regulamento serão decididas pela Comissão Científica. _____________________________________ Daniela Lobato Nazaré Muniz __________________________________________ Iranete Corpes Oliveira França _________________________________________ Susanne Cristine Brito e Silva Belém (PA), 18 de outubro de 2021 COMISSÃO ORGANIZADORA DA SEMANA CIENTÍFICA DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA – UNAMA (Belém)
20 Outubro
Ananindeua
Avaliação Institucional 2021.2
Por Lena Veiga e Silva

Iniciou a Avaliação Institucional, basta acessar o seu portal e responder o formulário! Lembre-se para finalizar você deve avaliar cada disciplina e o seu curso.

Não perde tempo!!! Responde logo, que você ainda ganha 3H de atividade complementar!!

20 Outubro
Ananindeua
Unidade promove nivelamento de Fisiologia Humana aos alunos da saúde
Por Adreanne Oliveira

Prezados alunos, é com muita satisfação que o curso de Farmácia da Unama Ananindeua preparou, com muito carinho, a 1ª edição do nivelamento de Fisiologia Humana para todos os cursos da saúde. Este projeto tem por objetivo proporcionar aos alunos do curso da saúde a oportunidade de revisar conteúdos de fisiologia humana, com o propósito de subsidiar deficiências elementares numa perspectiva positiva da aprendizagem, assim como acolher os ingressos à Unama Ananindeua de forma democrática e participativa, e, com o desejo salutar de progredir e construir uma trajetória acadêmica autônoma e produtiva.

O nivelamento ocorrerá 2 vezes por semana conforme programação em anexo. Os dias serão sempre as sextas ( 17:00-19:00) e sábados ( 09:00 - 11:00 e 17:00 - 19:00h conforme programação ) , na sala da plataforma Teams.

O curso ocorrerá no período de 20/10 a 20/11/21, conforme cronograma anexado. As inscrições serão gratuitas através do site extensao.unama.br.

Segue link de inscrição: https://extensao.unama.br/DetalhesEvento.aspx?EventoId=38703

Aproveitem essa maravilhosa oportunidade!!!