UNAMA | Ser Educacional Unama
14 Maio
Belém
Regras para a segunda avaliação das disciplinas online (DOL)
Por Jurupytan Viana

Olá, estudante!
 
Segue anexo as Regras Gerais para realização das provas de 2ª Avaliação (AV2),  2 º Chamada(2CH) e Avaliação Final (AVF) das Disciplinas On-line 2021.2 - Calendário Acadêmico de Fevereiro, conforme assegurado pela PORTARIA MEC Nº º 1.038, DE 07 DE DEZEMBRO DE 2020.
 
 
Preâmbulo: As Avaliações Presenciais da Disciplina On-line (DOL) – 2022.1, em virtude das orientações de isolamento social causadas pela pandemia do COVID-19, serão, excepcionalmente, disponibilizadas para realização on-line, conforme assegurado pela PORTARIA MEC Nº 1.038, DE 07 DE DEZEMBRO DE 2020.
1º - Para realizar 2º Avaliação (AV2), 2º Chamada (2CH) e Avaliação Final (AVF), é necessário que o(a) estudante esteja regularmente matriculado(a) na disciplina e com acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.
 
2º - A  AV2, 2CH e AVF estarão disponíveis on-line, por disciplina, apenas na data informada em calendário, conforme disponibilizado no Anexo I, das 8:00h às 21:59h (Horário de Brasília).
 
3º - O acesso à AV2, 2CH e AVF ocorrerá pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, no item de “Avaliações”, disponível no ambiente da disciplina.
 
4º - Para cada disciplina, haverá apenas uma (01) Prova disponível, constituída por dez (10) questões aleatórias, objetivas e de múltipla escolha, com apenas uma (01) resposta correta entre as alternativas. Parágrafo único – A prova terá a pontuação máxima de dez (10,0) pontos e cada questão valerá um (1,0) ponto.
 
5º - Ao realizar a abertura da Prova no AVA, o cronômetro será ativado e o(a) estudante disponibilizará de duas horas (02h) para sua realização, conclusão e envio. Parágrafo único – Exaurido o tempo de duas (02h), o cronômetro encerrará, a tentativa será finalizada e a pontuação da prova será contabilizada.
 
6º - Ao iniciar a Prova, o(a) estudante NÃO poderá sair da página da avaliação (fechar a janela do navegador de web), assim como NÃO deverá usar os recursos de navegação, como avançar, retroceder ou atualizar a página, pois essa ação ocasionará em “extravio” da tentativa avaliativa, sem a possibilidade de nova oportunidade e/ou reabertura da prova. Parágrafo único – O(A) estudante que descumprir o item 6º, citado acima, terá sua tentativa de realização da Prova no AVA invalidada, sendo zerada sua pontuação na avaliação.
 
7º - A pontuação final obtida nas Provas (AV2, 2ºCH e AF) será disponibilizada em até 05 (cinco) dias após o encerramento avaliativo da disciplina. Parágrafo único – O NEAD tem o limite máximo de cinco (05) dias úteis após a realização da prova de AV2 para fazer a publicação e o lançamento de notas no Ambiente Virtual e Portal Acadêmico, exceto na correção das provas de 2CH e AVF, que deverão ser divulgadas no prazo máximo de 48 horas após sua realização.
 
8º - O processo de revisão de nota e/ou contestação de questão ocorrerá, única e exclusivamente, por requerimento individual, através do ícone da CRA - Notas e Faltas, como demonstrado no Anexo II - Como realizar sua avaliação em casa, obedecendo ao prazo de solicitação de 72 horas úteis após a publicação da nota no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Parágrafo único – Não serão aceitos requerimentos após o prazo (72 horas úteis) de publicação da nota no AVA. A contestação realizada pelo(a) estudante deverá apresentar fundamentação teórica, baseada na referência bibliográfica da disciplina.
 
9º - Na atribuição de pontos ou notas das avaliações, não haverá arredondamento de notas.
 
10º - Para realização do exame final o(a) estudante deverá ter média parcial maior ou igual a 4,0 (quatro) e menor que 7,0 (sete).
 
11º - Os casos omissos às regras elencadas serão analisados à luz do Regimento Geral e/ou propostos ao Conselho Superior, nas unidades de ensino.
 
12º - As regras discriminadas entram em vigor na data de sua publicação.

14 Maio
Belém
Abordagem nutricional do paciente obeso
Por Jurupytan Viana

Olá, alunos de Medicina Veterinária!

No dia 18 de maio, às 19h, ocorrerá o evento online "Abordagem nutricioanal do paciente obeso".

As palestras terão os seguintes temas:

  1. Consequencia da obesidade em cães e gatos 19:00 as 20:00;
  2. Principio para elaboração do plano nuticional 20:05 as 20:35;
  3. O tutor como alido: A importância ca comunicação 20:35 as 21:00.

O evento terá certificado no final.

14 Maio
Belém
Dia Dol será realizado nesta segunda-feira (16)
Por Jurupytan Viana

Olá, aluno(a)!
 
A Unama Alcindo Cacela realizará o Dia DOL, nesta segunda-feira (16), às 17h, no auditório David Mufarrej. 
 
Neste semestre, o nosso tema será: Microinfluenciadores Digitais: Desbancando a ideia que milhares de seguidores são a melhor opção de engajamento.
 
O evento terá 3h de atividades complementares.
 
As inscrições são realizadas no link abaixo: 
https://extensao.unama.br/DetalhesEvento.aspx?EventoId=45555
 
Contamos com sua presença!

13 Maio
Boa Vista
Maio é o mês da Enfermagem
Por Thais Silva

O dia 12 de maio foi escolhido para homenagear a inglesa Florence Nightingale, considerada a mãe da enfermagem moderna. No Brasil, a data foi instituída pelo Decreto nº 2.956, de 10 de agosto de 1938. E, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem no país, em homenagem à Nightingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a "mãe" da enfermagem moderna.

Florence Nightingale, de nacionalidade inglesa, nasceu em Florença, na Itália. Aos 17 anos, Florence, que era cristã anglicana, decidiu ser enfermeira, acreditando ter um chamado de Deus para fazer enfermagem.

Foi na guerra da Crimeia, em que o Reino Unido participou entre 1853 e 1856, que o seu trabalho se tornou mais conhecido e ela foi chamada de "Dama da Lâmpada", instrumento que usava durante a noite para ajudar melhor os feridos.

Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1860.3

O Dia Internacional da Enfermagem passou a ser uma data comemorativa no Brasil em 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas através do Decreto no 2.956, de 10 de agosto de 1938.

No entanto, no Brasil é comum a celebração da Semana da Enfermagem, que compreende os dias 12 a 20 de maio.

A semana da enfermagem começa em 12 de maio, porque é o Dia Internacional da Enfermagem, e termina em 20 de maio, porque é o Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem.

13 Maio
Pará
Palestra Dosimetria da Pena e Aspectos do Direito Penal
Por

Escrito por Luana Nunes

Na próxima quinta-feira, (26), a Universidade da Amazônia - Unidade Castanhal contará com a presença do Juiz Titular da 1ª Vara Criminal de Castanhal, Dr. Daniel Bezerra Montenegro Girão, para palestrar sobre o tema: "Dosimetria da Pena e Aspectos Processuais".

Inscrições para o evento:
Por meio de envio de dados para o e-mail da Coordenação do Curso de Direito UNAMA Castanhal: direito.castanhal@unama.br
Informe: seu nome completo e e-mail para envio do certificado.

Local: Auditório do Colégio São José (UNAMA/Castanhal)
Horário: 19h
 

13 Maio
Pará
Palestra Competência das Varas Agrárias e Solução de Conflitos Rurais
Por

Escrito por Luana Nunes

Na próxima sexta-feira (27) a Universidade da Amazônia - Unidade Castanhal, contará com a presença do Procurador do Estado, Dr. Ibraim Rocha, para palestrar sobre o tema: "Competências das Varas Agrárias e Solução de Conflitos Rurais".

Ibraim Rocha é Advogado sócio do escritório Rocha & Menezes, procurador do Estado do Pará, mestre em Direito Processual Civil/UFPA, doutor em Direitos Humanos e meio ambiente/UFPA. O convidado é membro da Comissão de Combate à Grilagem do TJE/PA e ex-diretor Jurídico do ITERPA, além de ex-presidente da Comissão de Direito Agrário da OAB/PA. 

Inscrições para o evento
Por meio de cadastro no e-mail da Coordenação do Curso de Direito UNAMA Castanhal: direito.castanhal@unama.br
Informe: seu nome completo e e-mail para envio do certificado.

Local:  Auditório do Colégio São José (UNAMA/Castanhal)
Horário: 17h 

12 Maio
Belém
Unama realiza Dia DOL 2022.1
Por Wendel Castro

Olá, estudantes! 
 
Na próxima segunda (16), às 17h, será realizado o Dia DOL Unama Alcindo Cacela. O evento será no auditório David Mufarrej. 
 
Neste semestre abordaremos o tema Microinfluenciadores Digitais: desbancando a ideia que milhares de seguidores são a melhor opção de engajamento.
 
ATENÇÃO: O evento concederá 3 horas de atividades complementares.
 
As inscrições são realizadas neste link. Contamos com sua presença!

12 Maio
Santarém
UNAMA Macapá realiza Semana Profissionalizante de Odontologia e Enfermagem
Por Rachel Jones

Na semana de 25 a 29 de abril de 2022, foi  realizada a I Semana Profissionalizante da Unidade UNAMA - Macapá. O objetivo era promover atividades teóricas-práticas para aos alunos de Enfermagem e Odontologia, aproximando-os do cotidiano profissional e proporcionando uma compreensão mais prática de como se configuram os cenários profissionais de suas áreas de formação.

11 Maio
Ananindeua
Inscreva-se para o Dia D Ubiqua do curso de biomedicina
Por Bruno Silva

Estudante, não perca a oportunidade de participar do DIA D UBIQUA do curso de biomedicina. O evento, realizado no próximo dia 19, às 14h, na sala 110, localizada no Bloco A da UNAMA Ananindeua, contará com a realização de uma simulação realística envolvendo as clínicas integradas de biomedicina (estética, práticas integrativas, análises clínicas e imaginologia). 

As inscrições podem ser realizadas até dia 19 de maio por meio do site extensao.unama.br. 

 

11 Maio
Ananindeua
UNAMA realiza evento 'Nivelamento de fisiologia aplicada a doenças infecciosas'
Por Bruno Silva

Prezados alunos, o curso de biomedicina, em parceria com os cursos da saúde, convida a todos para participar do Nivelamento de Fisiologia aplicada com objetivo de relacionar assuntos da fisiologia e aplicar às análises clínicas e interpretação laboratorial.  O evento será realizado no dia 17 de maio, às 15h, na sala 210, localizada no bloco A da UNAMA Ananindeua.