UNAMA | Ser Educacional Unama
01 Outubro
Belém
Curiosidade: os maiores cães do mundo
Autor: Jurupytan Viana
Confira o texto

POR: PROF. DR. JOSÉ LEDAMIR SINDEAUX NETO

Os cães (Canis lupus familiaris), também chamados de cachorro no Brasil, são mamíferos carnívoros e os mais antigos animais a serem domesticados pelo homem. Ao longo dos séculos, o ser humano realizou uma seleção artificial dos cães por suas aptidões, características físicas ou tipos de comportamento, gerando uma grande diversidade de raças com grande variedade de pelagem, tamanho e demais características fenotípicas, além de ocorrerem seleções não necessariamente antrópicas, onde destacamos os nossos tão amados vira-latas (Cães sem raça definida e os mais comuns nos lares brasileiros).

O cachorro é o animal doméstico mais popular no Brasil e considerados como o melhor e mais fiel amigo do homem, estando presentes como PETs  em quase metade das famílias brasileiras (44,5%)  de acordo com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP).

Esses animais vivem uma média de doze a quinze anos anos, sendo um animal social que adota rotineiramente  tutor como o "chefe da matilha", apresentando várias características que o tornam de grande utilidade para o homem. Possuem excelente olfato e audição, são caçadores e corredores vigorosos, leais e com boa capacidade de aprendizagem.

Dentre as diversas características das raças caninas, sem dúvidas, a que mais chama a atenção e desperta sentimentos protetivos estão associadas ao tamanho do animal. A seguir destacaremos as raças cujos animais atingem os maiores tamanhos e pesos.

Dogue Alemão

Acredita-se que essa raça tenha surgido a partir do cruzamento do extinto molosso assírio (Cão gigante da antiguidade – 3200 a.c) com cães mais leves (possivelmente os ancestrais do lébrel irlandês), para introduzir um cão forte e ágil, que auxiliaria durante as caçadas.

O termo "Dogue" em português e francês ou "dogge" em inglês e alemão significa "cão poderoso, musculoso"; e esta denominação foi comumente utilizada para nomear um tipo de cães de constituição física molossóide utilizados principalmente para apresar grandes animais, como javalis, por exemplo

Esses animais possuem temperamento calmo e equilibrado, sendo utilizados na sua origem para caça, guarda e companhia. É a raça do cão mais alto do mundo, segundo o Guinness Book: Zeus, com 1,12 m de altura na cernelha, e também a maior fêmea: Lizzy, com 96,41 cm na cernelha.

A altura média da raça é de cerca de 86 cm, porém não raro se encontram exemplares que ultrapassam os 90 cm de altura e 70 kg de peso. Como é comum em cães de porte gigante, os dogues alemães tem uma expectativa de vida relativamente curta, por volta de 8 a 10 anos, embora em casos raros alcancem até 14 anos de idade

São Bernardo

É uma raça de cães de porte grande a gigante de tipo molosso, originária da Suíça e Itália. Tornaram-se famosos como bem sucedidos cães de resgate na neve nos Alpes suíços no século XVIII.

O São-bernardo surgiu provavelmente a partir de cruzamentos de antigos cães molossos, levados à região dos alpes suíços pela passagem de tropas de Roma. Sua sobrevivência foi garantida graças aos monges, que, desde 1660, passaram a criá-los num mosteiro chamado “Hospice du Grand St. Bernard”, localizado num dos pontos mais altos daquelas montanhas e local por onde os viajantes passavam para cruzar os Alpes.

De acordo com historiadores, o primeiro propósito deste cão foi o de proteger as propriedades, seguido então das missões de resgate, que iniciaram-se no século XVIII.

Esses animais atingem cerca de 70 a 90cm de altura e podem pesar até 90kg; a expectativa de vida gira em torno de 8 anos (Podendo varar consideravelmente para mais).

Mastim ou Mastiff Inglês

Do tipo mastim e oriunda do Reino Unido, descendem também de cães molossos antigos, inclusive alguns desenhos egípcios apresentam seus ancestrais datados de 3000 a.C. São cães de guarda, considerados excelentes guardiões e cães de família.

A origem dessa raça é imprecisa, embora especula-se que seja descendente do extinto Alaunt e do Pugnaces Britanniae (com provável inserção do extinto Mastiff dos Alpes durante o século XIX), os cães mastiffs foram muito apreciados em diversas funções. Inicialmente visto como um tipo de cão, e não uma raça, era classificado de acordo com a função que possuía.

Esses cães lidavam com touros, e até participavam de combates (cães que mais tarde receberam o apelido de "Bulldog"); outros eram utilizados na caça à grandes animais, e uma outra parte era utilizada como cão de guarda, este último recebendo a denominação "Ban Dogge"(atualmente grafado "Bandog")

São animais incrivelmente pesados, podendo atingir 100Kg e consumirem até 1Kg de ração por dia, têm altura de aproximadamente 70 a 91cm e vivem entre 10 e 12 anos.Terra Nova

É uma raça de cães originária da Ilha Newfoundland (Ilha "Terra Nova"- Canadá); é descende de cães indígenas e do grande-cão-urso-preto, introduzido pelos “Vinkings” depois do ano 1100 d.C. Com a chegada de pescadores europeus, uma variedade de novas raças “molossoides” (Cão Molosso) ajudou a reformar e revigorar a raça, mas as características essenciais permaneceram.

Quando a colonização da Ilha começou em 1610, o Terra Nova já estava largamente em poder de sua própria morfologia e comportamento natural. Essas características lhe permitiram resistir aos rigores do clima extremo e às adversidades do mar quando ele puxava cargas pesadas em terra ou servindo como cão d’água e salva-vidas.

São considerados os cães mais pacientes, tolerantes e tranquilos de todos; comumente descritos como resignados, sendo excelentes cães de companhia, já que gostam de participar das atividades familiares e apreciam a companhia humana.

Possuem grandes patas (O que o tornam excelentes nadadores), têm a cabeça larga e volumosa, o focinho curto e quadrado. Este cão pode chegar a pesar 68 kg e medir 71 cm, vivendo aproximadamente 8 a 10 anos.

Fila Brasileiro

A palavra "filar" em português significa literalmente "agarrar, segurar, prender". Portanto "Cão de fila" ou "Cão de filar" dá a entender de que trata-se de um Cão de agarre, um cão que "morde e não solta". Nomeação similar é encontrada também em duas raças de origem portuguesas (que podem compartilhar parentesco com o fila brasileiro): o Cão de Fila de São Miguel e o extinto Cão de Fila da Terceira.

A Primeira raça brasileira a ser reconhecida internacionalmente, o fila brasileiro é um personagem anônimo da História do Brasil desde os tempos do descobrimento, quando ajudou os colonizadores na conquista do território brasileiro, seja protegendo as comitivas dos Bandeirantes de ataques de nativos e de onças ou suçuaranas.

A origem deste canino está atrelada à colonização do país, quando os europeus trouxeram para cá os seus cães de trabalho. Porém, assim como acontece em outras raças antigas, a exata origem genética do Fila brasileiro é desconhecida existindo pelo menos 04 teorias para o surgimento desta raça, ambas conflituosas, mas que possuem em sua ancestralidade os cães molossoides.

Um animal robusto e descrito como animal de faro excelente, bem como de temperamento forte, que requer o pulso firme de donos experientes. Conhecido por sua intensa aversão a estranhos. É visto como um canino tolerante com crianças familiares, comportado e seguro.

De acordo com pesquisas do Exército brasileiro e israelense, esta raça estaria entre as melhores para utilização em iniciativas militares.

Podem atingir altura média de 70 cm, pesando cerca de 50Kg e com expectativa de vida de aproximadamente 10 anos.

 

Estes animais apresentam características fisiológicas características e ímpares por conta de seu tamanho e necessitam invariavelmente de maior atenção, e claro, assim como qualquer outra espécie animal devem ser acompanhados obrigatoriamente por Médicos Veterinários, que auxiliarão os tutores quanto o melhor manejo alimentar e de saúde que esses gigantes precisam e merecem.

 

 

REFERÊNCIAS

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dogue_alem%C3%A3o

https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o-bernardo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mastim_Ingl%C3%AAs

https://pt.wikipedia.org/wiki/Terra-nova_(c%C3%A3o)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fila_brasileiro

https://love.doghero.com.br/caes/maiores-cachorros-do-mundo/

https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A3o

https://www.patasdacasa.com.br/noticia/10-racas-de-cachorro-mais-populares-no-brasil_a189/1

https://www.peritoanimal.com.br/os-maiores-cachorros-do-mundo-4008.html

 

Galeria: 

Comentários