UNAMA | Ser Educacional Unama
19 Outubro
Belém
UNAMA realiza semana de prevenção aos cânceres de mama e de útero
Autor: Hallessa Pimentel
De 25 a 28 de outubro, a unidade realiza atividades em alusão ao combate e prevenção dos cânceres de mama e de útero, no campus Alcindo Cacela. A campanha “Outubro Rosa” é desenvolvida pelos cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e o Núcleo de Responsabilidade Social da Instituição. 
 
As atividades têm início no dia 25, a partir das 8h, no Hall de entrada, com uma sensibilização e abordagem sobre as doenças. A programação será realizada pela Liga Interdisciplinar de Saúde da Mulher, do curso de Enfermagem. Além disso, haverá um aulão de dança, promovido pelo curso de Educação Física e um curso de automaquiagem, organizado pela graduação em Estética e Cosmética. 
 
No dia 26, haverá cursos de capacitação e palestras sobre os aspectos epidemiológicos dos cânceres de mama e de útero, impactos da autoimagem, exibição de documentários e cuidados paliativos. A programação acontece no auditório David Mufarrej, das 8h às 17h.
 
Já no dia 27, as atividades de prevenção seguem na Praça da Batista Campos, das 8h às 12h. O público poderá participar de oficinas de estilização de blusas e lenços de cabeça, orientação de exercícios que atendam pessoas com câncer, orientação alimentar, dicas de autoexame e maquiagem local pós-trauma.
 
Para a coordenadora adjunta do curso de Enfermagem da UNAMA, Halessa Pimentel, as mulheres têm se cuidado mais, porém ainda são altos os riscos de desenvolver a doença.  “No Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Nesse sentido, se faz mais que necessário informar à população feminina sobre relevância do autoexame, diagnóstico precoce das lesões, formas de tratamento e prevenção desse agravo”, disse a professora.
 
De acordo com a coordenadora do curso de enfermagem da UNAMA, Renata Lopes, hoje, as mulheres apresentam melhores expectativas de vida e chances de cura relacionadas ao diagnóstico e tratamento precoce. “Sabemos que está doença ainda é um grande desafio para a saúde pública brasileira e paraense, porém já conseguimos ver algumas melhoras, alguns progressos e essas ações tendem contribuir com os alertas”, ressaltou a gestora.
 
A UNAMA é parceira da causa e tem atividades ao longo do ano sobre o tema. “Para o nosso curso, este é um importante momento mundial, em que podemos planejar também nossas ações de responsabilidade. Por isso, anualmente estamos em conjunto com o Núcleo de responsabilidade social da Instituição de Ensino Superior e com outros cursos pensando em uma programação completa para nossos alunos, professores, colaboradores e para a comunidade”, ressaltou a gestora.
 
Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade. No dia 26, dia da capacitação, os participantes devem levar um brinquedo, que serão doados para instituições parceiras. Outras informações: enfermagem.alcindo@unama.br.
 

 

Comentários