UNAMA | Ser Educacional Unama
19 Agosto
Belém
Projeto de extensão: Ação educativa de promoção à saúde
Autor: Hallessa Pimentel

O projeto de pesquisa e extensão da Universidade da Amazônia coordenado pelo curso de enfermagem tem como enfoque comunidades saudáveis no qual se busca desenvolver estratégias para melhor intervir tanto na saúde quanto no meio social dos indivíduos.

Nesse sentido, a ação educativa teve como público-alvo as crianças em idade escolar cujo objetivo foi orientá-los sobre as parasitoses, utilizando o lúdico como metodologia de ensino aprendizagem das formas de prevenção.

A ação educativa em parceria com o projeto de extensão do curso de psicologia foi desenvolvido por 6 acadêmicas de enfermagem da UNAMA, no dia 13 de maio de 2017, as 9:00 horas na escola Brigadeiro Fontenele localizado no bairro da Terra Firme.

O instrumento metodológico utilizado foi a utilização de álbum seriado abordando 4 tipos de parasitas tais como, Ascaris lumbricoides, Entamoeba histolytica, Giardia lamblia e Schistosoma mansoni. Dentro desse contexto foi explanado o que era cada parasita e a doença que causava, mas também, a forma de transmissão, sintomas e prevenção. Para isto utilizou-se de cartazes, imagens e bonecos semelhantes aos parasitas com intuito de tornar esse dialogo lúdico. 

Os parasitos foram confeccionados por alunos da disciplina de parasitologia do 3º semestre e outros materiais foram confeccionados em material reciclado, por alunos do curso de enfermagem.

Em seguida foi utilizado um dado cujas faces foram numeradas de 1 a 6 para que os participantes pudessem lançar o dado e aquele que obtivesse maior número no lançamento responderia uma pergunta relacionada a um dos quatro tipos de parasitas supracitados contendo alternativas relacionadas a temática. Diante disso, as perguntas direcionadas as crianças objetivou avaliar o entendimento das mesmas sobre o que foi abordado. Por fim, foi realizado a mensuração de peso e altura dos pueris.

Estiveram presentes 9 crianças, sendo 5 meninas e 4 meninos, cuja faixa etária variou de 6 a 10 anos. No decorrer da explanação, percebeu-se que alguns tinham conhecimento prévio sobre parasitoses e que estas não eram benéficas aos indivíduos. No entanto, desconheciam a forma de transmissão e prevenção.

É importante destacar que a estratégia lúdica e o dialogo estimularam a concentração dos pueris, levando-os a ficar atentos a responder o que lhes era perguntado. Além disso, ajudou a despertar o sentimento de ajuda mútua entre os mesmos.

Em contrapartida, é preciso salientar a indispensabilidade de abordar também sobre o bullying nas escolas. Diante do que foi abordado, faz-se necessário ratificar a importância do debate sobre a temática na infância, pois nessa fase da vida existe a maior prevalência de entoparasitoses.  Sendo assim, é importante a conscientização das crianças a fim de que sejam multiplicadores da informação dentro do seu núcleo familiar e no seu convívio social.

 

Elaborado por: Larisse Batista, aluna do Curso de Enfermagem da UNAMA (Bolsista de iniciação científica da UNAMA)

Galeria: 
Tags: 

Comentários