UNAMA | Ser Educacional Unama
11 Outubro
Belém
Campanha de prevenção de suicídio é realizada por alunos do curso de enfermagem
Autor: Hallessa Pimentel
O mês de setembro dedica uma atenção especial à pessoas que pensam ou já sentiram-se tentadas em retirar seu bem mais precioso, a própria vida

O mês de setembro dedica uma atenção especial à pessoas que pensam ou já sentiram-se tentadas em retirar seu bem mais precioso, a própria vida. O suicídio é um assunto de difícil discussão, permeado de mitos e extremamente polêmico, contudo, é um assunto de extrema emergência que carece de discussão em todos os constextos da sociedade.

Nesse interim, no dia 18 de setembro,  a turma 6NMB do Curso de Enfermagem da instituição, Unidade Alcindo Cacela, Belém-Pa, sob a supervisão da Professora, MSc. Nathalie Porfírio Mendes, decidiu suscitar um momento de reflexão sobre o assunto na turma do 4º semestre de Enfermagem da própria instituição, abordando essa temática tão difícil por meio de um vídeo produzido pelos próprios alunos, juntamente estratégia lúdica com encenação e dinâmica.

Para Niceane Monteiro uma integrante do grupo “esse projeto vem com uma grande carga emocional, e traz a oportunidade de uma auto análise, da importância da vida e do cuidado com as pessoas”.  O intuito foi repassar a mensagem de sensibilização do "Setembro Amarelo", por meio de um momento de reflexão, enfatizando, o fato de que ninguém está sozinho, que a vida importa, principalmente, que cada um pode ser mais forte do que imagina para superar qualquer dificuldade que a vida traz.

Os alunos do quarto semestre que assistiram à apresentação sentiram-se acolhidos e felizes pela mensagem que o grupo trouxe, participando com relatos e desabafos de suas próprias vidas, enriquecendo a discussão e tornando essa manhã memorável para todos que presenciaram, como relatado pela aluna Carolina “esse projeto veio no dia certo, na hora certa, há pessoas aqui nessa sala que precisavam desse momento, e tudo o que ocorreu fez toda a diferença, sejam luz”. Confira as fotos:

 

Galeria: 

Comentários