UNAMA | Ser Educacional Unama
24 Outubro
Belém
Alunos doam sangue em ação proposta por professora
Autor: Hallessa Pimentel

A professora de Semiologia da UNAMA, Milene Tyll, chegou em sala de aula fazendo uma proposta no qual beneficiaria muitas pessoas, o “Mutirão do Amor”. O pedido foi abraçado por toda as duas turmas do curso de graduação em Enfermagem, do 4º semestre manhã, e todos compareceram na Fundação Centro de Hemoterapia e Hemopatologia do Pará (HEMOPA), no dia 19/10/2017. 

Como todos sabem doar sangue é um ato de solidariedade e, neste dia, mais de 70 jovens foram solidários ajudando a salvar o amor da vida de alguém.

Ao doar pela primeira vez, Denise Nagata (aluna do 4º MB) relata: “Foi um sentimento único, meus familiares ficaram orgulhosos; mas, o mais legal foi o que senti ao olhar a bolsa enchendo e saber o quanto o meu sangue era valioso e que poderia salvar a vida de alguém. Senti-me muito bem e feliz por isso. Foi a primeira vez, mas agora irei doar sempre”.  

É preciso criar o hábito de doar. Atualmente, são coletados no País cerca de 3,6 milhões de bolsas ao ano, um índice correspondente a 1,8% da população doando sangue (fonte: OMS).

“Já sou doadora há alguns anos e sempre que faço a minha doação, sinto uma felicidade imensa ao saber que estou salvando vidas e levando alegria à varias pessoas que recebem esse sangue e claro, as famílias das mesmas. É sempre bom ajudar ao próximo, não nos custa nada e faz um bem para a alma” afirma Bianca Pantoja (aluna do 4º MB). 

Existem critérios que permitem/impedem a doação de sangue, visando à proteção do doador e a segurança de quem for receber o sangue, determinados pelo Ministério da Saúde.

Então, para fazer a doação é necessário:

- Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);

- Estar bem de saúde;

- Ter entre 16 e 69 anos (menor de idade acompanhado do responsável legal);

- Pesar mais de 50 Kg;

- Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Intervalos para doação:

- Homens: 60 dias (até 4 doações por ano);

- Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano).

Participe você também, compareça até um Hemocentro e faça a sua parte! 

Galeria: 
MUTIRÃO DO AMOR MUTIRÃO DO AMOR MUTIRÃO DO AMOR

Comentários