UNAMA | Ser Educacional Unama
11 Outubro
Belém
Alunos do curso de Enfermagem realizam campanha de doação de órgãos
Autor: Victor Viana
Os graduandos, sob a supervisão da Professora MSc. Nathalie Mendes, realizaram campanha com objetivo de fomentar discussões no âmbito acadêmicos acerca da importância da doação

No dia 26 de setembro,  das 8h as 17h, no hall de entrada da instituição, Unidade Alcindo Cacela, Belem-Pa, aconteceu a campanha em alusão ao "Setembro Verde", enfatizando a importância da doação de órgãos. Neste contexto, os alunos do Curso de Enfermagem da turma 6NMA, sob a supervisão da Professora MSc. Nathalie Mendes, realizaram campanha com objetivo de fomentar discussões no âmbito acadêmicos acerca da importância da doação.

O grupo confeccionou folders, banners e carteirinhas com informações acerca da importância da doação. Foi realizada uma abordaram ativa da comunidade acadêmica, em suas respectivas salas de aulas, e dependencias da Universidade. Na oportunidade, foi possível estabelescer um diálogos com o corpo discente e docente sobre a relevância e importância de se discutir com os familiares o desejo de ser doador, pós morte; pois nesse momento tende a ser turbulento e cheio de tensão para a famlília, e de acordo com a legislação atual brasileira sobre transplante de órgão e tecidos, somente á familia é quem pode autoriza a doação, de maneira livre e devidamente esclarecida. 

A doação de órgãos e tecidos é vista pela sociedade em geral como ato de solidariedade e amor dos familiares. No entanto, exige decisões importantes em momentos de extrema dor e angústia, dados o impacto da notícia da morte, o sentimento de perda e a interrupção inesperada de uma trajetória de vida.  O processo de doação de órgãos e tecidos para transplante é complexo, e a participação do Enfermeiro é essencial na viabilização de órgãos e tecidos à sociedade. Confira as imagens:

 

 

Galeria: 

Comentários