UNAMA | Ser Educacional Unama
02 Abril
Belém
Discentes atendem crianças e idosos na comunidade da Vila da Barca
Autor: Camila Neiva

No último dia 24, sábado, acadêmicos do curso de Bacharelado em Educação Física, da UNAMA Alcindo Cacela, deram continuidade às atividades do Projeto Ruas de Lazer, atendendo crianças e idosos da Comunidade da Vila da Barca. Todos os sábados pela manhã, alunos do 6° semestre são acompanhados pela professora Mariela Maneschy neste projeto social, que é vinculado à disciplina Educação Física e Lazer e faz parte do rol de atividades práticas e de extensão do curso.

Os acadêmicos envolvidos realizam o cadastro dos membros da comunidade nos dois primeiros sábados do semestre letivo e, em seguida, iniciam sua atuação, realizando avaliações físicas em crianças e idosos cadastrados, para posterior prescrição de exercícios físicos, que serão acompanhados por eles ao longo do semestre.

Ao final do período, os participantes do projeto são reavaliados e os dados iniciais e finais são comparados pelos acadêmicos do curso, que identificam os resultados de suas prescrições e os pontos positivos do incentivo à prática de exercícios físicos com regularidade em comunidades de baixa renda.

"Este projeto é, sem dúvidas, a 'menina dos meus olhos'", brinca a professora Mariela Maneschy, idealizadora e coordenadora do projeto. "Só consigo enxergar benefícios para todos com ele. A comunidade lucra com a prestação de um serviço gratuito, que é a avaliação, prescrição e acompanhamento da prática de exercícios físicos, e nossos alunos lucram tendo a oportunidade única de vivenciar, na prática, o dia a dia na nossa atuação profissional, enriquecendo inestimavelmente sua formação", completa a professora.

"A coordenação do curso apoia e valoriza iniciativas como essa. Isso se chama responsabilidade social e a Educação Física jamais poderia ficar de fora dessa. É nosso dever como cidadãos e docentes não só proporcionar este tipo de acesso ao nosso aluno, mas também levar nossos serviços a comunidades carentes como essa da Vila da Barca, que já é tão negligenciada socialmente", afirma a coordenadora do curso, professora Nazaré Bello.

O Projeto Ruas de Lazer UNAMA funciona todos os sábados, de 8h às 12h, na comunidade da Vila da Barca, com a parceria da Associação de Moradores, que está localizada na Rua Professor Nelson Ribeiro, No° 66, bairro do Telégrafo, e são ofertadas atividades físicas e recreativas para crianças e idosos com inscrições gratuitas.

 

Galeria: 
Discentes atendem crianças e idosos na comunidade da Vila da BarcaDiscentes atendem crianças e idosos na comunidade da Vila da BarcaDiscentes atendem crianças e idosos na comunidade da Vila da Barca

Comentários