UNAMA | Ser Educacional Unama
16 Novembro
Belém
Alunos de Educação Física são vendados para praticar esportes
Autor: Camila Neiva

Nos dias 25 e 26 de outubro, alunos do 6° semestre do Curso de Bacharelado em Educação Física da UNAMA Alcindo Cacela participaram de uma aula de percepção sensorial inclusiva para simular as vivências de pessoas com deficiência visual. Esta ação surgiu a partir de uma proposta da disciplina Dimensões Teórico Metodológicas da Educação Física e do Esporte Adaptado, ministrada pelo professor mestre Klebson Almeida.

Os acadêmicos tiveram a oportunidade de sentir na pele as dificuldades de um deficiente visual em seu dia a dia ao serem vendados a pedido do professor. A experiência foi dividida em duas partes: a primeira foi uma aula teórica, com os alunos já vendados; em seguida, partiram para uma aula prática de locomoção e judô adaptado para deficientes visuais, com o auxílio de um dos alunos da turma, Danilo Lopes, que é faixa preta e 1° DAN em Judô.

O prof. da disciplina, Klebson Almeida afirma: "essa atividade certamente contribuiu de maneira significativa para a formação de nossos alunos, principalmente no ajuste de um olhar diferenciado dos nossos futuros profissionais de educação física, em relação ao trabalho direcionado às atividades esportivas para pessoas com deficiência".

O evento aconteceu no Laboratório Corpo e Movimento, localizado no térreo do bloco F, do campus Alcindo Cacela, e foi restrito aos docentes e alunos do curso de Educação Física, visto que compôs o quadro de atividades acadêmicas de uma disciplina curricular do curso.

Comentários