UNAMA | Ser Educacional Unama
29 Agosto
Belém
VR é a nova arma da psicologia contra fobias e ansiedade
Autor: Rômulo Pinheiro

Fonte: Tecmundo

A era da realidade virtual finalmente chegou. Durante muitos anos, obras de ficção científica, seja no cinema, nos livros, nos quadrinhos ou nos video games, usaram e abusaram de personagens e situações que utilizavam dispositivos de realidade virtual por uma infinidade de motivos. Voltando para o mundo real, em 2016, alguns óculos VR foram lançados e vêm se tornando cada vez mais populares entre os fãs de tecnologia.

Inicialmente, quando se pensa em óculos de realidade virtual, a primeira coisa que nos vem à mente são jogos de video game. Tanto o Oculus Rift quanto o HTC Vive e o PlayStation VR oferecem uma boa quantidade de jogos dos mais variados estilos onde os jogadores podem imergir na ação, na aventura e até no horror dos títulos explorados. Porém, uma nova função para a realidade virtual vem ganhando espaço: o tratamento psicológico de traumas e fobias.

Para entender um pouco mais como funciona esse tipo de terapia, que leva os pacientes para dentro de situações que podem causar pavor – como uma viagem de avião, uma ida ao posto de saúde para tomar uma injeção ou até mesmo falar em público –, o TecMundo conversou com a psicóloga Nataly Martinelli, que realiza tratamentos usando óculos de realidade virtual.

Para ler o texto na íntegra acesse o link: https://goo.gl/zw8krL

Comentários