UNAMA | Ser Educacional Unama
04 Junho
Belém
Programa de Apadrinhamento Afetivo Conta Comigo
Autor: Fabia Miranda

Um diferencial do curso de Serviço Social são os Projetos de Extensão é um deles é o Programa de Apadrinhamento Afetivo Conta Comigo

O que é o Programa de Apadrinhamento Afetivo Conta Comigo?

É uma forma de oportunizar, a crianças e adolescentes que se encontram em serviços de acolhimento institucional, acesso a direitos, principalmente o acesso ao direito à convivência familiar e comunitária, incentivando o envolvimento da comunidade e proporcionando, a essas crianças e adolescentes, experiências positivas que contribuam para a promoção de seu desenvolvimento e de sua autonomia. A diretriz norteadora do Conta Comigo é o princípio legal do melhor interesse da criança.

O Conta Comigo é um programa interinstitucional, lançado em 2014, de iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, em parceria com a Fundação Papa João XXIII- FUNPAPA, a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho de Ananindeua-SEMCAT, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Marituba, a Associação Creche-Casa Lar Cordeirinhos de Deus, e a Universidade da Amazônia - UNAMA, com o apoio das Varas de Infância e Juventude nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba.

O que faz uma madrinha ou padrinho afetivo Conta Comigo?

Desejamos  que se estabeleça entre madrinhas/padrinhos e afilhados/afilhadas Conta Comigo uma relação afetiva duradoura de amizade e que o padrinho ou madrinha torne-se referência afetiva na vida do afilhado ou afilhada. Portanto, os padrinhos e madrinhas podem realizar diversas atividades com seus afilhados, desde passeios à orientação escolar ou profissional (para os adolescentes próximos aos 18 anos), ou até mesmo a realização de atividades diárias mais simples que crianças e adolescentes que vivem em instituições de acolhimento costumam não realizar.

A madrinha ou padrinho vai desempenhar o papel de pai ou mãe na vida da criança ou adolescente acolhido? A criança ou adolescente vai morar com a madrinha/padrinho?

Não. As crianças e adolescentes continuarão vivendo nos abrigos, sob a guarda da instituição de acolhimento. A madrinha ou padrinho deverá passar momentos junto a criança ou adolescente, no mínimo, quinzenalmente após celebrado o apadrinhamento. O planejamento e natureza desses momentos será definido junto à equipe técnica do abrigo.

Quem pode ser padrinho ou madrinha afetiva Conta Comigo?

Qualquer pessoa interessada, desde que preencha os pré-requisitos do Programa:

  • Ter disponibilidade de tempo, especialmente (mas não apenas) aos finais de semana;

  • Ter disponibilidade afetiva para apadrinhar uma criança ou um adolescente;

  • Ser aberto a compreender diferenças culturais, de gênero, religiosas, entre outras, e respeitá-las;

  • Zelar pela segurança da criança/adolescente;

  • Ser maior de 18 anos;

  • Ter diferença mínima de 16 anos entre a sua idade e a idade da criança ou adolescente a ser apadrinhada;

  • Apresentar documentação pessoal, sempre que solicitado;

  • Residir na área de abrangência do Programa;

  • Não ter demanda judicial em que lhe seja imputada a prática de abusos, maus tratos ou negligência para com crianças e adolescentes ou outros crimes;

  • Participar do curso básico para voluntários em serviços de acolhimento e atingir os percentuais de aproveitamento e participação exigidos;

  • Participar dos encontros de acompanhamento coletivos e individuais;

    O que preciso fazer para me tornar uma madrinha ou padrinho afetivo Conta Comigo?

  • Após registrar o seu interesse, você irá receber e-mails automáticos sobre o local, dia e horário de início da próxima turma do curso básico (o curso é obrigatório para aqueles que desejam ser madrinhas/padrinhos afetivos)

  • Caso atinja o percentual mínimo de participação e aproveitamento, você receberá o certificado de conclusão do curso

  • De posse do certificado, você passará por um estudo interprofissional realizado pela equipe da instituição de acolhimento que fará a análise de sua situação para o apadrinhamento afetivo

  • Caso o estudo da equipe aponte para a realização do apadrinhamento, você e a criança ou adolescente a ser apadrinhado irão passar por um período de aproximação

  • Se tudo ocorrer como esperado no período de aproximação, será celebrado o apadrinhamento

  • Após a celebração, você deverá participar dos encontros de acompanhamento grupais (por, no mínimo, um semestre) e dos encontros de acompanhamento individuais que durarão enquanto durar a convivência entre você e seu afilhado.

Basta participar do curso para me tornar uma madrinha ou padrinho afetivo Conta Comigo?

Não. Além de participar do curso, você deverá preencher todos os outros pré-requisitos do Programa e participar de um estudo interprofissional (entrevistas, visitas domiciliares) com uma equipe técnica. A análise e parecer da equipe é um dos critérios para que você venha a ser madrinha ou padrinho afetivo Conta Comigo. 

Existem outras formas de colaborar com crianças em instituições de acolhimento, além do apadrinhamento afetivo?

Sim. Você pode se tornar um voluntário colaborador de uma instituição de acolhimento. O colaborador presta serviços à instituição de acolhimento ou diretamente às crianças/adolescentes, podendo contribuir na realização de eventos, passeios ou dias festivos, fornecer material escolar, auxiliar nas lições escolares, realizar o pagamento de uma atividade esportiva para a criança/adolescente, dentre outras.

As formas de atuação da madrinha/padrinho afetivo e do colaborador são diferenciadas: enquanto a madrinha/padrinho afetivo assume o compromisso de manter uma relação duradoura de amizade com uma criança/adolescente acolhido, tornando-se referência afetiva, o colaborador contribui com ações pontuais para todo o grupo de crianças/adolescentes acolhidos. Apesar do foco do Programa Conta Comigo ser a formação de pretendentes ao apadrinhamento afetivo, a turma de 2018.2 será aberta também aos que desejam desempenhar outros tipos de trabalho voluntário em instituições de acolhimento. As inscrições estarão aberta a partir de 01 de agosto.

Quem são os adolescentes e crianças disponíveis ao apadrinhamento afetivo Conta Comigo?

- Adolescentes;

- Crianças a partir dos 7 (sete) anos de idade;

- Crianças e adolescentes com deficiência e/ou necessidades específicas de saúde (de qualquer idade).

MAIORES INFORMAÇÕES: Programa de Apadrinhamento Afetivo Conta Comigo por meio do site.

 

Galeria: 
Programa de Apadrinhamento Afetivo Conta ComigoPrograma de Apadrinhamento Afetivo Conta ComigoPrograma de Apadrinhamento Afetivo Conta Comigo

Comentários