UNAMA | Ser Educacional Unama
07 Agosto
Belém
Lidando com a ansiedade em tempos de pandemia
Autor: Dirceu Santos
Confira

Em tempos de pandemia, tal como temos vivenciado com a Covid-19, muitos sentimentos, emoções e pensamentos diversos surgem diante de uma nova realidade instaurada. As pessoas têm, cada vez mais, experimentado diferentes sensações, que muitas vezes manifestam-se em seus comportamentos e ritmos de vida, no dia-a-dia.

Tais sensações podem vir acompanhadas de sentimentos de euforia, ânimo, inquietude e, ao mesmo tempo, de um estado permanente de alerta e tensão, diante de novas exigências e maneiras de reinventar-se, dentro de uma "nova suposta normalidade". Associado aos aspectos emocionais, essa ansidade pode vir acompanhada por sensações físicas e orgânicas, tais como dores de cabeça, aperto no peito, falta de ar, formigamentos pelo corpo e outras.

Nesse contexto, o excesso de informações e as incertezas quanto ao presente e ao futuro, tem causado ansiedade e angústia em muitas pessoas, havendo uma preocupação excessiva pelo que está por vir, por situações que ainda não aconteceram. Ocorre uma visão negativa e apreensiva, em não saber lidar com todas estas emoções e não conseguir controlar/ prever o que de fato está na eminência de ocorrer. Tais vivências requerem maior atenção, cuidado e apoio psicossocial.

Nesse sentido, é muito importante aprender a  lidar melhor com estes sentimentos, para que não se agravem diante de uma situação de pandemia ou alguma outra situação, que possa tirar sua paz e tranqulidade. Firmar vinculos em sua rede sócio-afetiva (apoio de amigos e familiares), desenvolver a resiliência para os enfretamentos necessários, buscar informações em fontes confiáveis e estabelecer rotinas que sejam satisfatórias para o bem-estar e auto-realização, podem ajudar significativamente a controlar a ansiedade e promover maior equilíbrio na saúde mental.

Não sendo possível manter esse auto-cuidado, procurar a ajuda de um serviço de atenção psicosscial/ saúde mental, com atendimento de um profissional de saúde especializado, tal como um médico e/ou psicólogo.

Cuidar de si e manter-se com bem-estar é essencial na manutenção da qualidade de vida almejada, para equilibrar as demandas da vida cotidiana atual.

Michele Torres de Melo (Psicóloga/ Mestranda em Psicologia/ Coord. Psicologia - Unama Parque Shopping)

 

Galeria: 

Comentários