UNAMA | Ser Educacional Unama
21 Agosto
Belém
Controle emocional e afetividade nas relações
Autor: Dirceu Santos
Confira

A busca e manutenção do equilíbrio emocional diante de todos os afazeres diários, demandas em casa, de trabalho, escolares/ acadêmicas e em todos os ambientes ao qual estamos e frequentamos, é fundamental para nos manter ativos, energizados e com a sensação de bem-estar necessário, para os enfrentamentos e conquistas que precisamos alcançar. Esse equilíbrio emocional precisa ser pensado como algo a permitir o controle das suas emoções, de forma a trazer maior estabilidade na relação consigo e as demais pessoas, em seu convívio social.

Nesse sentido, é importante destacar a necessidade de desenvolver a sua inteligência emocional, que segundo Goleman (1997), é pautada em:

- Autoconsciência (capacidade de reconhecer e compreender suas próprias emoções);

- Autorregulação (capacidade de expressar e regular suas próprias emoções);

- Motivação (desejo na realização de algo que vai além da recompensa externa);

- Empatia (capacidade de colocar-se no lugar do outro);

- Habilidade Sociais (capacidade de intergir bem com as outras pessoas).

Ao desenvolver estes importantes aspectos para o controle das emoções, potencializa-se a afetividade nas relações sociais, onde o olhar acerca do outro passa a ter mais altruísmo e um bem-estar comum, que vai além do individual e desenvolver positivamente as emoções, sentimentos, pensamentos e sensações na interação entre as pessoas. Sem dúvidas, a promoção da saúde mental estabelecida a partir do desenvolvimento do controle emocional e do afeto, traz benefícios significativos em nosso dia-a-dia.

Referência:

GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional. Ed. Objetiva.78ª ed, 1997.

Michele Torres dos S. de Melo (Professora, Psicóloga e Coordenadora do Curso de Psicologia/ Unama Parque Shoppinh).

 

 

 

Galeria: 

Comentários