UNAMA | Ser Educacional Unama
21 Janeiro
Ananindeua
Retrospectiva acadêmica de Nutrição: tudo que os alunos do curso promoveram em 2018.2
Autor: Emmely Souza

Retrospectiva acadêmica de nutrição: tudo que os alunos do curso promoveram em 2018.2

Os alunos do curso de Nutrição da Unama Ananindeua produziram artigos científicos, jogos interativos, decodificador de rótulos de alimentos, protocolos de atendimento clínico, pirâmides alimentares adaptadas a pacientes idosos e muito mais. 

Confira:

- Artigo Científico

O Professor Rodrigo Oliveira, da disciplina de Microbiologia dos Alimentos, lançou a proposta de testes em alimentos, revisão biblioteca sobre resistência bacteriana e confecção de artigos científicos, dentre os 15 artigos produzidos, 4 foram submetidos aos congresso de saúde e os demais apresentaram Poster no I Sim Saúde - Seminário De Integração Multidisciplinar Da Saúde. Os melhores trabalhos tiveram premiação de um livro de nutrição.

- Confecção de Materiais Lúdicos na Saúde

A professora Ana Patrícia Barros, da disciplina de Tópicos Integradores, estimulou os alunos na construção lúdica de materiais interativos utilizados na nutrição clínica, esportiva e produção de alimentos como por exemplo: catálogo da importância dos probióticos, prebióticos e simbióticos; cartilha de decodificação de rótulos com uma leitura e interpretação acessível para os consumidores, jogos lúdicos para criança que foram desde dominó, jogos de cartas, até tabuleiros interativos. 

- Confecção de Protocolos de Avaliação Clínica e Materiais de Consultório

A professora Danielle Farias,  da disciplina de avaliação nutricional, organizou um mutirão de diabetes, para idosos, crianças e adolescentes de forma clínica, para orientar,  informar, os cuidados diários que deve se ter na alimentação. Obteve-se também a semana da nutrição em que todos puderam  participar, como proposta para a análise do IMC ideal indicada para o individuo. além da construção de protocolos de atendimentos clínicos utilizado no Plantão Nutricional com atendimentos clínicos e bioimpedância.

- Mostra Regional de Alimentos com Degustação e Confecção de Rótulos de Novos Produtos

A professora Luciana Gomes,  da disciplina de Técnica dietética, proporcionou aos alunos a mostra regional, dando para cada equipe o encargo de um alimento típico em que pudesse obter todo o reaproveitamento possível e sustentável,  citando assim suas propriedades e processamento cabíveis. Adquiriu-se também os conhecimentos de cocção de cada alimento, que seria a forma adequada de cozimento dos alimentos sem suas perdas  nutricionais.

- Análise de Alimentos e Uso dos Educorantes na Alimentação

A professora Rafaela Alves,  da disciplina de Bromatologia, forneceu as analises laboratoriais de determinação das cinzas e atividade da água, para apresentar as sobras e resíduos nutricionais da especificidade de cada alaimento no que resultaria na produção significativa da rotulagem. Intensificou também os conhecimentos de Edulcorantes naturais e sintéticos. 

Confira as fotos do que foi produzido. 

 

 

Galeria: 
Retrospectiva acadêmica de NutriçãoRetrospectiva acadêmica de NutriçãoRetrospectiva acadêmica de NutriçãoRetrospectiva acadêmica de NutriçãoRetrospectiva acadêmica de NutriçãoRetrospectiva acadêmica de NutriçãoRetrospectiva acadêmica de NutriçãoRetrospectiva acadêmica de NutriçãoRetrospectiva acadêmica de NutriçãoRetrospectiva acadêmica de NutriçãoRetrospectiva acadêmica de NutriçãoRetrospectiva acadêmica de NutriçãoRetrospectiva acadêmica de NutriçãoRetrospectiva acadêmica de Nutrição

Comentários