UNAMA | Ser Educacional Unama
17 Setembro
Belém
TEMPO DE VIDA PARA OS ANIMAIS
Autor: Jurupytan Viana
Confira o texto

TEMPO DE VIDA PARA OS ANIMAIS

POR: PROF. DR. JOSÉ LEDAMIR SINDEAUX NETO

Em geral nós humanos temos uma grande preocupação quanto ao tempo de vida que nos resta, principalmente por conta do longo tempo que demoramos para atingir a fase adulta e o quanto esta, por sua vez é proporcionalmente curta à maioria de nossas ambições.

Já para os animais, em geral, não existe consciência e procupação quanto a duração de suas vidas, e estes vivem um dia de cada vez, executando suas tarefas e funções ecológicas pertinentes a cada espécie até quando o universo lhes permita.

Aferir ou calcular a expectativa de vida não é uma tarefa fácil, principalmente levando em conta os fatores de risco que afetam a manutenção da mesma, sejam eles intrínsecos ou extrínsecos ao organismo, pensando nos animais muitos destes são presas, enquanto outros predadores, estão dispostos a toda e qualquer alteração ambiental e são sujeitos Às ações antrópicas.

Logo, a expectativa de vida dos animais que citaremos aqui, consiste em uma média de tempo que cada espécie vive independente dos intercursos à manutenção desta.

Como a preocupação com o tempo de vida é algo humano, talvez a maior curiosidade quanto a média de vida recaia com o tempo estimado para animais de companhia, estimação ou PETS.PETS – “Ao que tudo indica ‘pet‘ surgiu, por volta do fim do século 14, na Escócia e norte da Inglaterra com o sentido de ‘animal domado‘. No entanto, há registros de que em 1530 ela já era usada no sentido de ‘animal favorito‘ [animal de estimação].”

O PET brasileiro com maior tempo de vida é a espécie Amazona aestiva , não entendeu? É o nosso famoso papagaio brasileiro, papagaio verde ou LOURO (qual brasileiro não conhece o Louro José??!!). Esses animais atingem cerca de 45cm e 400g e podem viver de acordo com relatos até 80 anos (pasmem!!!), no entanto a média de vida destes animais é em torno de 50 anos (mais do que muitos humanos).

Os Cães (Canis lupus familiaris) e Gatos (Felis silvestris catus) são os PETS convencionais mais difundidos mundo afora, e praticamente todos nós já tivemos ou temos um desses bichanos como animais de estimação em algum momento de nossas vidas. Esses animais se enquadram na classificação de mamíferos domésticos e vivem em média 12 e 15 anos podendo variar de acordo com os cuidados do tutor, características intrínsecas a cada espécie e ainda aspectos ambientais que podem influenciar fisiologicamente estes animais. Lembrando que tratamos do tempo estimado de vida em média de anos, sabemos que alguns animais podem atingir incríveis 25/30 anos de longevidade.

Ficou curioso quanto a longevidade de outros animais? Citaremos mais alguns a seguir.

O vertebrado com maior estimativa de vida no Planeta Terra é a espécie Somniosus microcephalus, o Tubarão da Groelândia, estes peixes cartilaginosos que atingem cerca de 6,5 metros e pesam mais de 01 tonelada vivem até 400 anos de média estimada. 

Já o mamífero com maior expectativa de vida é a espécie Balaena mysticetus, a Baleia da Groelândia pode viver aproximadamente 211 anos atingindo incríveis 18 metros de comprimento e até 100 toneladas, estima-se que existam aproximadamente 14.000 animais desta espécie no planeta.

Os Elefantes (termo genérico e popular pelo qual são denominados os membros da família Elephantidae), atualmente existem 03 espécies no mundo, sendo duas africanas (Loxodonta sp.) e uma asiática (Elephas sp), conhecidos popularmente como Elefante africano e Elefante indiano, respectivamente. Estes animais podem atingir cerca de 4 a 6 toneladas e vivem aproximadamente 60 anos.

Os Chimpanzés são primatas do gênero Pan e da família Hominidae, com duas espécies conhecidas: os chimpanzés-comuns (Pan troglodytes) e bonobos (Pan paniscus), evolutivamente são os animais mais próximos dos humanos quanto às cacterísticas genômicas (99% de similaridade). Em geral os Chimpanzés medem entre 75 e90 cm de altura e pesam entre 30 e 55Kg, são animais fortes e inteligentes (reconhecem a própria imagem no espelho). Uma experiência comprovou o poder de memória do chimpanzé. Vários testes confirmam uma inteligência significativamente elevada comparada por vezes com a das crianças humanas de até 3 anos. Estes animais têm uma estimativa de longevidade em aproximadamente 40 anos.

Cronometrar a vida é algo Humano, mas vivê-la em sua essência é um princípio dos animais, que possamos aprender um pouco mais com a VIDA que nos cerca.

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

https://www.inf.ufrgs.br/~cabral/VidaAnimais.html

https://animais.culturamix.com/curiosidades/o-tempo-de-vida-dos-animais

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/06/13-animais-que-vivem-mais-que-os-humanos.html

https://www.inglesnapontadalingua.com.br/2010/06/qual-origem-e-o-que-mais-palavra-pet.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Papagaio-verdadeiro

https://canaldopet.ig.com.br/curiosidades/especiais/2019-06-27/quais-sao-os-pets-que-vivem-mais.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Somniosus_microcephalus

https://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Bowhead_whale&oldid=806481080

https://pt.wikipedia.org/wiki/Elefante

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chimpanz%C3%A9

 

Galeria: 

Comentários