UNAMA | Ser Educacional Unama
18 Março
Belém
O que é lactação?
Autor: Jurupytan Viana
Confira o artigo sobre o tema

O QUE É LACTAÇÃO?

É um fenômeno presente apenas nos mamíferos, graças a presença de glândulas exócrinas, ramificadas e complexas, cuja função primordial é a produção de leite. Estão presentes tanto em machos quanto em fêmeas, mas somente nas fêmeas sofrem uma série de diferenciações morfo-fisiológicas, onde essas células mamárias são convertidas de um estado não secretor para um estado secretor.

A estrutura desta glândula é semelhante em todos os mamíferos, embora o tamanho, forma e número de glândulas varia dependendo da espécie animal. Apresentando-se geralmente em pares que variam de um par (égua, cabra, ovelha, peixe-boi), dois pares (vaca, búfalas,) até sete ou nove (porca) ou dez (cadelas). Nos animais domésticos esse conjunto de glândulas  recebe o nome de úberes.

A partir da glândula mamária juvenil, os hormônios gonadotróficos hipofisiários (FSH, LH) estimulam seu crescimento, ao tempo que a fêmea desenvolve sua maturação sexual e regulariza sua ciclicidade estral. Entretanto, apenas ao momento da primeira gestação, e por influência dos estrógenos e da progesterona, quando se desenvolve plenamente o sistema de dutos lactíferos (efeito de estrógenos, hormônio do crescimento e esteróides adrenais) e a diferenciação completa dos alvéolos (efeito da progesterona e a prolactina), além da insulina, hormônios tireoideanos e paratireoideanos, dentre outros que atuam sinergicamente regulando a produção e ejeção do leite.

O leite fornecido pela lactação assegura que a reprodução seja bem-sucedida, fornecendo os componentes essenciais ao crescimento e à saúde do neonato, sendo excelente fonte de energia, derivada da lactose, das gorduras e das proteínas, contém sais minerais e vitaminas essenciais, inclusive cálcio, fósforo, tiamina e riboflavina, além de ser uma fonte de água necessária ao metabolismo, além de ser fonte de água para o filhote.

 

 

MATERIA DO PROF. JOSÉ LEDAMIR SINDEAUX NETO

 

REFERÊNCIAS

 

CUNNINGHAM, I.G. Tratado de fisiologia veterinária. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 5ª ed. 2014.

DE VRIES, M. J.; VEERKAMP, R. F. Energy balance of dairy cattle in relation to milk production variables and fertility. J. Dairy Sci., v. 83, p. 62-69, 2000.

REECE, W.O. DUKES- Fisiologia dos animais domésticos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 13ªed. 2017.

SILVA, E. I. C. Reprodução Animal: Fisiologia do Parto e da Lactação Animal. 2020

STEVENSON, J. S. Relationships among luteinizing hormone, estradiol, progesterone, glucocorticoids, milk yield, body weight and postpartum ovarian activity in Holstein cows. J. Anim. Sci., v. 48, p. 570-577, 2006.

 

Galeria: 

Comentários