UNAMA | Ser Educacional Unama
23 Maio
Belém
Nerama realiza visita técnica no Arquipélago do Marajó
Autor: Jurupytan Viana

O Núcleo de Estudos em Ruminantes na Amazônia - NERAMA proporciona projetos que contemplam a comunidade acadêmica com atividades informativas e educativas, que introduzem os discentes em atividades extensionistas, a fim de fortalecer o processo de ensino-aprendizagem. Essas atividades ocorrem por meio de visitas técnicas ao longo do semestre, proporcionadas através de parcerias com propriedades rurais.

Nos dias 28, 29 e 30 de abril, o NERAMA esteve no Marajó realizando visitas técnicas em propriedades do município de Soure. Durante a visita técnica, que durou três dias, várias disciplinas puderam ser visualizadas nas atividades diárias da fazenda, mas também conteúdos ainda não vistos no curso puderam ser contemplados na visita, como a produção de laticínios da região, que carrega em si um contexto cultural. Os alunos tiveram a oportunidade de ter contanto com a experiência a campo, ampliando seus horizontes das áreas de atuação do médico veterinário. A visita aproximou os alunos de uma realidade de criação animal diferente da capital, que é a criação bubalina do Marajó e a produção de leite e queijo local.

Os alunos demonstraram interesse pela vivência, fazendo vários questionamentos aos produtores e trabalhadores sobre os mais diversos assuntos, realizando também registros fotográficos de vários detalhes relevantes durante as atividades diárias nas propriedades. Algumas espécies de plantas forrageiras foram coletadas para análise no laboratório da Universidade, visando por meio disto, dar uma resposta ao produtor marajoara a respeito do valor nutricional da forrageira que é oferecida aos animais daquela região. 

Galeria: 

Comentários