UNAMA | Ser Educacional Unama
15 Junho
Belém
CUIDADOS COM OS PETS NAS FÉRIAS.
Autor: Jurupytan Viana

                                                       CUIDADOS COM OS PETS NAS FÉRIAS.

POR: Prof. José Ledamir Sindeaux Neto

As férias de julho estão chegando e uma das dúvidas mais comuns das mais de 48 milhões de famílias brasileiras que têm animais de estimação é de como proceder adequadamente para garantir a saúde e bem-estar de seus leais companheiros.

Vai viajar?

Então além de se preocupar com a pandemia em que vivemos, sua saúde, de sua família e dos que o cercam, ainda é importante ponderar se é adequado e seguro levar seu pet. Em muitos casos você não pode levá-lo (por razões diversas) e então necessitará de cuidados terceirizados. É possível que um amigo ou familiar hospede seu animal de estimação, e será necessário que ambos tenham convivência prévia individuais, com o lar que o acolherão, com outros pets residentes e que sejam observadas e respeitadas todas as suas características e peculiaridades.

Caso você opte por deixar seu cão em algum Hotel especializado, é importante que sejam observadas características de higiene sanitária, conforto e segurança. Alguns exames devem ser solicitados, principalmente quanto às doenças infecciosas, o que garantirá a saúde de seu animal e dos demais hóspedes. Será importante uma ambientação de seu pet alguns dias ou semanas antes da viagem com o hotel e com os funcionários que lidarão diretamente com ele.

Caso você queira levar o animal com você na viagem: Em uma viagem aérea, é importante respeitar as medidas impostas pelas empresas e serviços nacionais de vigilância em saúde, onde seu pet necessitará de um atestado de sanidade emitido pelo Médico Veterinário (O serviço não está incluso no valor da passagem aérea). Caso a viagem seja realizada por rodovias, é importante que seus animais sejam transportados em caixas próprias e/ou protegidos com os cintos de segurança adequados, além de serem respeitados o bem-estar com conforto térmico e os horários de alimentação e de demais necessidades fisiológicas.

Se durante as férias você e sua família optaram (ou foram obrigados a optar) por permanecerem em casa, algumas observações também devem ser feitas, como por exemplo as alterações de rotina, barulhos, dentre outras que costumam alterar durante os maiores períodos em casa e claro, também afetam seus animais.

Outra sugestão: aproveite o tempo livre em casa para dar bastante atenção, amor e carinho ao seu fiel companheiro e aproveitar a “folga” para uma visita básica ao médico veterinário e realização dos exames de rotina, que poderão garantir muitos anos de vida e saúde ao seu melhor amigo!

 

 

Referências

https://www.cpt.com.br/noticias/cuidados-com-os-animais-de-estimacao-nas-ferias https://www.correiobraziliense.com.br/ https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/como-transportar-seu-animal-de-estimacao

Galeria: 
Tags: 

Comentários