UNAMA | Ser Educacional Unama
29 Novembro
Belém
Alunos participam de Encontro Mundial das Cidades Criativas da Gastronomia
Autor: Lorena Falcao

No período de 07 a 11 de novembro de 2017, Belém sediou o evento denominado Encontro Mundial das Cidades Criativas da Gastronomia da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), evento internacional realizado pela prefeitura que, pela primeira vez, foi realizado no continente americano. Os sabores regionais foram o centro da programação, que trouxe à capital do Pará chefs de diversas regiões do mundo para conhecer nossa tradição gastronômica e cultural.

Estratégias para potencializar negócios e a sustentabilidade no setor da culinária na região foram o foco do Encontro, o primeiro grande evento que foi realizado após Belém ter conquistado o título mundial de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, em 2015, concedido a apenas 18 localidades em todo o mundo. Tivemos a participação de 16 representantes da Unesco vindos da China, Líbano, Colômbia, Estados Unidos, Suécia, México, Coréia do Sul, Irã, Itália, Espanha e Turquia.

A abertura do Encontro foi realizada no Palácio Antônio Lemos, no dia 7 de novembro. No dia 8, a comitiva visitou a ilha do Combu, onde tivemos a participação do corpo docente do curso de Gastronomia, representado pela presença da profª Gisele Arouck, no qual conheceram a cadeia produtiva da mandioca e do cacau.

Dia 9 houve o “Workshop Biodiversidade: Diálogos com a gastronomia”, no Pólo Joalheiro, São José Liberto. Em seguida, foi realizado um dos momentos altos da programação, o “Desafio ao vivo de chefs – Cooking Show”, que reuniu chefs internacionais da comitiva da Unesco, chefs paraenses, como nosso aluno egresso Artur Bestene, convidados de diversas regiões do Brasil e os alunos do curso de Gastronomia da UNAMA. Os chefs visitantes tiveram que cozinhar usando ingredientes típicos do Pará e de outras regiões do mundo, criando, ao vivo, pratos inusitados e inéditos.

No dia 10 a comitiva conheceu o maior mercado a céu aberto da América Latina, a feira do Ver-o-Peso. No último dia do Encontro, 11, o grupo visitou as ruínas do Murucutum e o Festival Fartura, que reúne produtores, mercados e chefs para provar novas receitas e também pratos típicos de diversas cidades do Brasil. Nos dias 10 e 11 foi realizada feira expositiva de produtos inéditos elaborados pelos alunos do curso de Gastronomia, no Portal da Amazônia.

Galeria: 
Encontro Mundial das Cidades Criativas da GastronomiaEncontro Mundial das Cidades Criativas da GastronomiaEncontro Mundial das Cidades Criativas da GastronomiaEncontro Mundial das Cidades Criativas da GastronomiaEncontro Mundial das Cidades Criativas da GastronomiaEncontro Mundial das Cidades Criativas da GastronomiaEncontro Mundial das Cidades Criativas da Gastronomia

Comentários