UNAMA | Ser Educacional Unama
23 Setembro
Ananindeua
Sugestão de leitura: As habilidades clínicas e a necessidade de avaliá-las
Autor: Thayna Moraes
O texto contribui para formação dos discentes de Fisioterapia

O domínio adequado das habilidades clínicas fundamentais constitui uma meta de importância indiscutível do processo de formação básica do fisioterapeuta. Consequentemente, a avaliação educacional do grau de domínio destas habilidades adquire relevância inequívoca no controle da qualidade daquele processo. Entende-se por habilidades clínicas fundamentais aquelas que envolvem a tomada da história clínica, a realização do exame físico, a interpretação dos achados no raciocínio clínico subsequente e, sobretudo, a interação e a comunicação apropriadas com o paciente. Por sua vez, entende-se por avaliação, a obtenção de informações relevantes sobre o desempenho do educando, que serão empregadas para aperfeiçoar o processo formativo, reforçando os pontos positivos e corrigindo as eventuais deficiências apresentadas.O modelo "OSCE"

Procurando superar as deficiências de validade e de fidedignidade dos métodos tradicionais de avaliação de habilidades clínicas, foi proposta uma técnica inovadora de exame, conhecida como O. S. C. E. - Objective, Structured Clinical Examination (Harden et al., 1975), que é, hoje, internacionalmente reconhecida como altamente válida, fidedigna, acurada e eficaz. Em uma “OSCE” típica, os examinandos percorrem, em alternância, várias “estações”, onde devem desempenhar tarefas clínicas diferentes. Em cada uma dessas estações, o desempenho do educando é cuidadosamente observado, permitindo que o domínio de habilidades clínicas possa ser avaliado. As estações podem envolver a execução de tarefas clínicas relativamente simples, como a obtenção de partes da história clínica ou a realização do exame físico focalizado de um órgão ou aparelho, ou podem ser estruturadas de modo a requerer a abordagem “completa” de um(a) paciente, com a realização da anamnese e do exame físico, seguidos pela orientação do paciente quanto ao diagnóstico. Questões ou tarefas escritas podem ser acrescentadas, de modo a permitir a avaliação dos aspectos cognitivos inerentes ao raciocício clínico. Pelas suas características de flexibilidade e de versatilidade, a OSCE tem sido considerada antes um “modelo” de avaliação de habilidades clínicas, do que como método específico.

O conteúdo completo pode ser encontrado em: http://www.uel.br/ccs/olhomagico/v8n1/osce.htm

Comentários