UNAMA | Ser Educacional Unama
23 Junho
Santarém
Conhecendo o curso de fisioterapia da UNAMA Santarém
Autor: Diego Sarmento

 

SOBRE O CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNAMA SANTARÉM

 

Segundo o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO 12), a Fisioterapia é uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.

O curso de Fisioterapia, UNAMA-Santarém iniciou suas atividades em julho de 2016, e hoje oferece o curso em trem modalidades: o presencial, o semipresencial e o digital. No regime presencial, possui duração de 5 anos (10 períodos) e 04 mil horas de carga horária total, sendo 800 horas são especificas para as disciplinas de estágio supervisionados (a partir do 7º período) e 100 horas para atividades complementares. Na modalidade digital o curso tem duração de 4 anos, onde o acadêmico tem acesso aos conteúdos através de um ambiente virtual de aprendizagem e com aulas práticas presenciais agendadas durante o semestre com os estudantes. No semipresencial o aluno possui disciplinas EAD e disciplinas presencias em cada semestre, sendo que o curso possui duração de 05 anos.

O curso possui 03 laboratórios específicos: LABEAF – Laboratório de Eletrotermofototerapia e Avaliação Funcional; LABCORPRO – Laboratório de Cinesioterapia e Órtese e Prótese e o LABFISA – Laboratório de Fisioterapia Aquática. Além desses, o curso tem a disposição o Laboratório Multidisciplinares de Anatomia Humana, Laboratório de Análises Clínicas e Laboratório de farmácia e Bioquímica.

O curso possui convenio com o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e com a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém (Hospital Municipal e UBS) para realização dos estágios supervisionados nas especialidades hospitalares e da saúde coletiva. Além dessas, o curso possui convenio com as melhores clínicas de fisioterapia de Santarém para os estágios supervisionados nas especialidades ambulatoriais.

Dentre as atividades realizadas pelo curso, destacamos:

  • CAPACITA/ JORNADA DE HABILIDADES DO CURSO DE FISIOETRAPIA: Evento realizado nos meses de janeiro e julho oferecendo cursos e palestras remotas e/ou presencias para estudantes e profissionais fisioterapeutas sobre temas relacionados a prática da fisioterapia.
  • SEMANA PROFISSIONALIZANTE: Trata-se de evento presencial e ou/ remoto realizado durante a SEMANNA DE OFICINAS PROFISSIONALIZANTES em que cada docente do curso de fisioterapia, dentro de sua disciplina, realiza uma aula diferenciada (curso, palestra ou visita técnica) para os alunos devidamente matriculados e convidados.
  • SAPFISIO – SEMANA ACADÊMICA PROFISSIONALIZANTE DO CURSO DE FISIOTERAPIA: Evento remoto e/ou presencial, sempre realizado em outubro com objetivo de comemorar o mês do fisioterapeuta. Nesse evento são ofertados curso, palestras e mesas redondas para os acadêmicos do curso e convidados externos.
  • JORNADA DE PESQUISA ACADÊMICA: Evento científico do curso, realizado de forma presencial e/ou remoto. Tem como objetivo despertar a cultura científica e da fisioterapia baseada em evidência, onde os estudantes apresentam as pesquisas realizadas nas disciplinas em que o mesmo esteja estudando no semestre, assim como pesquisas realizadas durante os estágios supervisionados, ligas acadêmicas, assim como as previas dos resultados nos trabalhos de conclusão de curso.
  • JORNADA DE DEFESA DE TCC: Evento presencial e/ou remoto onde os concluintes do curso de Fisioterapia a apresentam os artigos finais do seu trabalho de conclusão de curso.
  • LIGAS ACADÊMICAS: As ligas acadêmicas têm por objetivo de promover introduzir os alunos nas especialidades fisioterapêuticas possibilitando qualificar melhores alunos da graduação para a futura pós-graduação, visando o melhor desenvolvimento acadêmico, possibilitando ainda uma vivência mais intensa em atividades de pesquisa e extensão. Atualmente o curso possui duas ligas acadêmicas ativas: A LAFINEURO – Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional e a LAFIPO – Liga Acadêmica de Fisioterapia Pélvica e Oncológica. A coordenação do Curso está trabalhando para o lançamento de mais duas ligas acadêmicas, sendo elas em Fisioterapia Traumato-ortopédica e Desportiva e Fisioterapia cardiorrespiratória e Terapia Intensiva.
  • PROGRAMAS DE MONITORIAS VOLUTÁRIAS: O objetivo da monitoria voluntária auxiliar nas atividades teórico-práticas das disciplinas do curso de fisioterapia, identificando as dificuldades específicas dos acadêmicos, levando os colegas a entenderem o raciocínio clínico, ajudando-os na construção da autonomia acadêmica e auxiliando a coordenação de curso nos eventos de ensino e extensão. As vagas de monitoria são preenchidas por semestre letivo, mediante processo de seleção e classificação.
  • ATIVIDADES DE EXTENSÃO: As atividades de extensão são ações do curso de Fisioterapia junto à comunidade que possibilita o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na UNAMA. O curso de Fisioterapia da UNAMA de Santarém disponibiliza para todos os alunos a oportunidade de participar dessas atividades através do novo projeto TRUPE DA FISIOUNAMA que dará apoio as atividades de extensão da UNAMA e das empresas e instituições parceiras do curso.

O PROFISSIONAL FISIOTERAPEUTA

 

Profissional de Saúde, com formação acadêmica Superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Cinesiológico Funcional), a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.

Atividade de saúde, regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316/75, Resoluções do COFFITO, Decreto 9.640/84, Lei 8.856/94.

Áreas de atuação: 

 

Fisioterapia Clínica

. Ambulatórios

. Consultórios

. Centros de Reabilitação

. Hospitais e clínica

 

Saúde Coletiva

. Ações Básicas de Saúde

. Fisioterapia do Trabalho

. Programas institucionais

. Vigilância Sanitária

 

Educação

. Direção e coordenação de cursos

. Docência – níveis: secundário e superior

. Extensão

. Pesquisa

. Supervisão técnica e administrativa

 

Outras

. Esporte

. Indústria de equipamentos de uso fisioterapêutico

Atribuições profissionais

 


Tem dúvidas sobre a área? Precisa de ajuda para se inscrever nos nossos processos seletivos? Fale com o coordenador de curso nos nossos canais de contato.

 

 

 

  

 

 

     

 

Galeria: 

Comentários