UNAMA | Ser Educacional Unama
22 Novembro
Belém
Ação Comunitária dos alunos de Farmácia
Autor: Maria Sena

No último dia 11 de novembro, foi realizada a primeira ação comunitária do projeto de extensão “FARMAEMAÇÃO”, idealizado por um grupo de acadêmicos do 5° semestre do Curso de Farmácia da Universidade da Amazônia. O projeto tem como objetivo direcionar os discentes do Curso de Farmácia à prática da atenção e do acompanhamento farmacoterapêutico nas comunidades atendidas, em parceria com farmácias comunitárias da cidade de Belém. Proporcionando uma melhor adesão ao tratamento, o uso racional dos medicamentos e orientação dos pacientes para o autocuidado.

A primeira ação ocorreu no dia 11 de novembro, no bairro da Cidade Nova VIII, em parceria com a Farmácia Glória a Deus, em que mais de cem pacientes foram assistidos pelo projeto, que ocorreu das 8:00 às 12:00 horas. Neste, a comunidade pôde receber gratuitamente os atendimentos de aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar, além da orientação farmacêutica. Segundo a acadêmica Daianne Costa "A iniciação do curso de extensão tem sido um grande marco na minha vida acadêmica, o dia da ação foi de extrema alegria para a equipe, e pra mim em especial, fiquei muito contente com o resultado, me sinto muito grata em poder ter prestado a atenção farmacêutica aos morados do bairro”.

João Fabrício, relata que a iniciativa traz um sentimento que ainda está por vim “A ação foi uma grande experiência pra mim, por me sentir como um farmacêutico orientando e me preocupando com a saúde do meu paciente. O mais importante, foi ter passado segurança àqueles com quem conversei, sendo uma grande satisfação” destacou. Para Noeli Melo, a experiência foi gratificante, pois lhe permitiu doar um pouco de amor ao próximo através da sua atenção como profissional, e ao poder colocar em prática o aprendizado acadêmico. O professor Kemper Santos, que coordenou as atividades, acredita que momentos como este são essenciais à formação discente, contribuindo com práticas que irão refletir positivamente na postura dos futuros farmacêuticos.  

O projeto “FARMAEMAÇÃO” é aberto aos acadêmicos de Farmácia interessados e será parte do calendário acadêmico do curso de Farmácia da UNAMA Belém, em que propõe uma ação a cada mês a partir do semestre letivo de 2018.1. 

Galeria: 
FARMAEMAÇÃOFARMAEMAÇÃOFARMAEMAÇÃOFARMAEMAÇÃO

Comentários