UNAMA | Ser Educacional Unama
19 Abril
Belém
Semente do açaí como concreto permeável é objeto de pesquisas no Pará
Autor: Matheus Mattos

Os professores da Universidade da Amazônia (UNAMA) Mike da Silva Pereira e Emerson Cardoso Rodrigues estão desenvolvendo pesquisas junto a uma equipe de quatro alunos sobre “Concreto permeável feito com semente de açaí”, a qual poderá evitar os alagamentos recorrentes na capital paraense. Os resultados já estão sendo publicados, inclusive fora do país.

O engenheiro civil Mike da Silva Pereira explica que o concreto permeável já existe no mercado, porém, o projeto em andamento substitui o seixo pelo caroço de açaí. “O trabalho propõe a utilização do material in natura, sem custo de beneficiamento. Evitamos com que o caroço de açaí seja depositado como lixo urbano, é uma tentativa sustentável de empregar um elemento tão comum na nossa culinária, no ramo da engenharia. O caroço de açaí adicionado ao concreto torna a impermeabilidade muito maior, o que pode evitar os nossos tão conhecidos alagamentos”, explica o professor.  

 

Confira a matéria completa.

Parabéns a todos os Alunos e professores envolvidos. Isso engrandece a todos nos que fazemos parte da UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA. Que venham maiores resultados.

Comentários