UNAMA | Ser Educacional Unama
21 Agosto
Belém
Inscrições abertas para o Projeto Vivências
Autor: Hallessa Pimentel

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do “Projeto Vivências Enfermagem”, no período de 20 a 24 deste mês. O interessados podem se inscrever na recepção da coordenação de Enfermagem (2º andar do Bloco C, recepção da sala dos professores), no horário de 8h às 19h.

As vagas serão destinadas a alunos regularmente matriculados do 3º ao 8º semestres do curso (2018.2). As instituições de ensino superior que objetivam uma educação proativa e inovadora, que busque atender às demandas sociais no campo da saúde, vêm investindo em mudanças no perfil dos novos profissionais de saúde.

Para alcançar esse resultado, os discentes precisam estar continuamente envolvidos em ações que instiguem uma postura ativa diante do mundo, da profissão e da vida. Além disso, que possibilitem a expressão de suas singularidades e potencialidades como dispositivos para maior iniciativa, motivação, postura crítica diante dos obstáculos emergentes nos cenários teórico-práticos, bem como para a busca de alternativas na construção de projetos em consonância às necessidades de saúde individuais e coletivas.

O processo de formação dos profissionais da saúde, articulado com as práticas sociais emancipadoras e transformadoras, está relacionado a uma abordagem de continuidade e de ruptura, ou seja, a continuidade do processo de evolução do mundo, das fronteiras, das tecnologias, dos estilos de vida que hoje requerem flexibilidade e criatividade dos trabalhadores, bem como a ruptura com as práticas que não capacitam os indivíduos para o agir diante da complexidade das situações do cotidiano. Nessa perspectiva, os cursos de graduação em enfermagem são instigados a investir na inovação metodológica do processo formativo, apostando em metodologias que permitam a integração teoria e prática e que ofereçam ao enfermeiro em formação vivências na realidade dinâmica.

Sendo o enfermeiro um profissional que detém um saber teórico e prático, o seu processo de formação acadêmica deve passar, obrigatoriamente, pelo ensino teórico e das habilidades práticas (o saber fazer) necessárias à sua formação, o que ocorrerá nos campos de estágios.

Além de ter a meta de treino prático, o estágio é um processo pedagógico de formação profissional que tenta interligar, como uma ponte, a formação teórica e cientifica, realizada intramuros, à realidade do meio, possibilitando ao estudante estabelecer correlações entre o referencial teórico e as situações do cotidiano. Uma vez assegurada a existência do estágio, cabe aos discentes de enfermagem conhecer e enfrentar vários desafios.

Nesse processo O curso de enfermagem desponta com o Projeto Vivências por reconhecer que trata-se de uma valiosa oportunidade de vivenciar e fortalecer a formação mediante expriencias reais, no contexto de atuação prática do(a) enfermeira(o).

Para fazer o download do edital completo, clique no documento abaixo:

 

Anexo: 

Comentários