UNAMA | Ser Educacional Unama
11 Outubro
Belém
Alunos do Curso de Enfermagem realizam campanha sobre prevenção de suicídio
Autor: Hallessa Pimentel
A programação ocorreu durante o dia todo

No dia 24 de setembro, os alunos Alberto Portilho, Carolina Figueiredo, Denise Nagata, Eliane Cunha, Ivone Melo, José Vale, Isabelle Cardoso, Rakel Silva e Raphael Duarte do 6º Semestre de do Curso de Enfermagem, em parceiria com o grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão "Voluntarização" sob a supervisão da Prof. MSc. Nathalie Mendes e Dra. Clévia Dantas, realizaram uma ação educativa em alusão ao "Setembro Amarelo", objetivando sensibilizar os servidores da FSCMPA (Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará) a respeito do combate ao suicídio.

A programação ocorreu durante o dia todo. No primeiro momento os alunos elaboraram folders explicativos e distribuíram nas dependencias da fundação, em espaços estratégicos onde há grande fluxo de pessoas. No segundo momento, promoveu-se uma "roda de conversa" na GANT (Gerência de Nutrição) da fundação, onde os estudantes explicaram a importância do "Setembro Amarelo" assim como foi possível dialogar com os coleboradores e compartilhar alguns relatos de experiências sobre o tema.

“Em um hospital não existe parar a cozinha, e nessa roda de conversa vocês conseguiram estabelecer feedback tão importante e significativo que sensibilizou a todos, a ponto de parar o local”, afirma a Enfª Clarissa Mendes. A abordagem do tema trouxe comoção aos servidores que se sentiram à vontade para compartilhar sua vivências com os com os alunos.

Umas das participantes relatou: “Estou lutando diariamente para não cair de vez em um quadro depressivo, mas é muito difícil." Os alunos mostraram o quanto a escuta é importante na prevenção do suicídio e que só o fato de você da a devida atenção e não menosprezar o sentimento do outro faz com que você ajude esse indivíduo que está passando por um quadro de tristeza, insatisfação, frustração e depressão.

Ao final da atividade os acadêmicos ficaram muito satisfeitos com a atividade proposta pela professora Nathalie Mendes e gratos pela aceitação da proposta pela Dra. Clévia Dantas. Sentimento de dever cumprido, com a certeza de que deixaram a mensagem de grande significado sobre a valorização da vida. Confira as fotos:

 

Galeria: 

Comentários