UNAMA | Ser Educacional Unama
30 Novembro
Belém
Alunos do curso de enfermagem realizam ações em alusão ao novembro azul
Autor: Hallessa Pimentel
A campanha Novembro Azul, promovida no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, busca alertar para o câncer de próstata e estimular o rastreamento da neoplasia

Tendo em vista a importância do Novembro Azul, os alunos das turmas do 6º semestre do Curso de Enfermagem, sob a supervisão do Prof. MSc. Maicon Nogueira, decidiram apoiar esta causa e realizar ações na comunidade, com vista a esclarecer e orientar homens acerca dos agravos que mais acometem esta população. 

Partindo de um tema gerador, apresentado pelo professor, "Novembro Azul, cuidados voltados para a saúde do homem", os alunos seguiram para as seguintes etapas que constituiriam a metodologia a ser desempenhada pelos grupos.

A problematização, portanto, foi a metodologia selecionada para o planejamento das atividades. A problematização tem como eixo básico a ação-reflexão-ação que conduz o processo e tem nos estudos de Paulo Freire, a sua origem, quando o professor permite ao aluno se perceber como ser inserido no mundo tentando responder a novos desafios.

Os problemas que devem ser estudados partem de um cenário real e têm seu trabalho político-pedagógico marcado por uma postura crítica da educação. É descrita por um arco (Arco de Maguerez), no qual constam cinco etapas: observação do problema na realidade dinâmnica, identificação dos fatores (pontos chave) mais importantes acerca do problema, estudo (teorização) das causas do problema, desenvolvimento de hipóteses de solução e, por fim, ações (devolutiva) para resolver o problema (SARMANHO et al. 2016). 

Participaram das atividades um número total de 90 alunos das turmas de Tópicos Integradores II, turmas da tarde e noite, em vários contextos da sociedade. As ações foram desenvolvidas em escolas, praças, academias, universidade, etc... atraves de distribuição de panfletos, banners, cartazes, flayers, verificação de pressão arterial, etc...

Os temas abordados pelos alunos foram: tabagismo, etilismo, hipertensão, diabetes, pé diabético, cancer de próstata, varicocele, cancer de mama no homem, e uso de anabolizantes em academias. As ações foram apresentadas em sala de aula, onde cada grupo apresentou suas ações, resultados e reflexões acerca da metodologia escolhida e atividades desenvolvidas. Confira as imagens:

 
Galeria: 

Comentários