UNAMA | Ser Educacional Unama
17 Setembro
Belém
Congresso de Cancerologia aprava três trabalhos científicos de discentes da instituição
Autor: Camila Neiva

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Exercício Físico Oncológico – Eficonco Pará – aprovou três trabalhos científicos no Congresso Brasileiro de Cancerologia - Concan 2018 - realizado na cidade de Belém-PA, no final do mês de agosto. O grupo é coordenado pela professora doutoranda Mariela Maneschy, docente do curso de Bacharelado em Educação Física da unidade Alcindo Cacela e é vinculado ao EFIONCO Piracicaba – SP. Além disso, possui parceria com a Oncológica do Brasil Ensino e Pesquisa – OBEP.

Os trabalhos são frutos de pesquisas científicas realizadas pelo grupo de alunos participantes e supervisionadas pela professora Mariela Maneschy, que já atua nessa área de pesquisa sobre exercício físico para pessoas com câncer desde 2008. Duas alunas representaram o grupo na defesa dos trabalhos no congresso. São elas as acadêmicas Natália Costa, 8º semestre, e Manuela Almeida, 7º semestre.

 “Um docente do ensino superior precisa incentivar seus alunos a fazerem pesquisa e, principalmente, a publicar os resultados delas”. relata a professora Mariela Maneschy. “Fazer ciência é uma das principais premissas da docência e um acadêmico precisa ser incentivado e orientado a pesquisar, a coletar dados e a redigir trabalhos científicos de qualidade para serem publicados em periódicos e em anais de congressos”, completa a docente.

O CONCAN 2018 aconteceu no período de 29 a 31 de agosto, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia e contou com a presença ilustre de médicos oncologistas renomados do Brasil e do exterior, bem como de dirigentes de órgãos internacionais do meio oncológico, como o American Cancer Society – ACS.

 

Galeria: 

Comentários