UNAMA | Ser Educacional Unama
16 Novembro
Belém
Alunos de Educação Física participam de treinamento para coleta de dados
Autor: Camila Neiva

No último dia 04, sábado, aconteceu na Comunidade da Vila da Barca, situada no bairro do Telégrafo, um treinamento prático sobre coleta de dados para pesquisas científicas, que envolveu alunos de duas turmas de 6° semestre do curso de Bacharelado em Educação Física da UNAMA Alcindo Cacela. Esta ação surgiu a partir de uma proposta da disciplina Educação Física e lazer, ministrada pela professora mestre Mariela de Santana Maneschy.

Os acadêmicos envolvidos foram direcionados para a aplicação de avaliação física em idosos, crianças e adolescentes cadastrados no projeto de extensão do curso, Ruas de Lazer UNAMA. Os dados coletados não serão utilizados em publicações científicas; o objetivo da atividade foi o de proporcionar aos alunos um treinamento prévio de como serão feitas as coletas de dados de seus respectivos TCC's, após aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição.

O aluno Raul Borges afirma que atividades como essa são imprescindíveis para uma orientação de qualidade no que tange à produção de um trabalho de conclusão de curso, oportunizando aos acadêmicos uma vivência prática dessa experiência.

A coordenadora do curso, Prof. Dra. Nazaré Portal, afirma que poucas instituições de ensino possuem essa preocupação, deixando para discutir aspectos do TCC apenas no último ano do curso e acrescenta: "na UNAMA, nós procuramos orientar nossos alunos desde o início e os incentivamos à realizar pesquisas científicas durante todo o curso e não apenas para a confecção do TCC".

A coordenadora do projeto, Prof. Mariela Maneschy, acrescenta que esta atividade não só ajudará o acadêmico a compreender o processo de coleta e manipulação de dados, como também presta um serviço gratuito à comunidade de baixa renda atendida pelo projeto de extensão.

O Projeto Ruas de Lazer UNAMA funciona todos os sábados, de 8h às 12h, na comunidade da Vila da Barca, com a parceria da Associação de Moradores, que está localizada na Rua Professor Nelson Ribeiro, No° 66, bairro do Telégrafo. São ofertadas atividades físicas e recreativas e está aberta ao público de todas as idades. Inscrições gratuitas.

Comentários