UNAMA | Ser Educacional Unama
16 Novembro
Belém
Alunos de Educação Física fazem palestras sobre oncologia
Autor: Camila Neiva

No dia 24 de outubro, aconteceu na Loja Rosa do Boulevard Shopping, um ciclo de palestras sobre Oncologia em comemoração ao Outubro Rosa, que é o mês da campanha de conscientização para o combate ao câncer de mama por meio da prevenção e diagnóstico precoces.

Participaram pacientes que têm ou tiveram câncer, médicos oncologistas, cuidadores, acadêmicos e profissionais de diversas áreas da saúde. A palestra de abertura do evento foi realizada pela professora mestre Mariela de Santana Maneschy, docente do curso de Bacharelado em Educação Física da UNAMA.

Acadêmicos do curso que integram o grupo de estudo e pesquisa em exercício físico para a oncologia - EFIONCO PARÁ - marcaram presença, realizando avaliação física específica para pacientes com câncer, de forma gratuita durante todo o evento.

O aluno Valdez Júnior afirma que esta ação viabilizou a prática de tudo o que vem sendo estudado na teoria, ao longo desses dois anos desde a fundação do grupo na UNAMA. Ele acrescenta que o aprendizado fora dos muros da universidade enriquece a formação acadêmica dos alunos, dando-lhes inclusive motivação para aprimorar seus estudos na área.

A coordenadora do EFIONCO PARÁ, Prof. Mariela Maneschy, fala sobre a importância de se oportunizar conhecimentos acerca da prática de exercícios físicos direcionados ao público oncológico, afirmando ser este o primeiro grupo oficial do Estado que se destina a estudar e pesquisar o assunto.

O EFIONCO PARÁ está vinculado ao EFIONCO PIRACICABA, de São Paulo (UNIMEP),  que concedeu a autorização para abertura do diretório no Estado do Pará. Este já conta com a participação de diversos alunos e professores de educação física, com trabalhos científicos publicados em congressos e em outros eventos acadêmicos.

Comentários