UNAMA | Ser Educacional Unama
25 Abril
Santarém
Dia do Profissional da Contabilidade
Autor: Marcia Nunes
A profissão de Ciências Contábeis é tão especial que se comemora duas vezes ao ano!
 
O Dia do Contador é 22 de setembro, também conhecido como o Dia do Bacharel em Ciências Contábeis. A razão é que o Curso de Ciências Contábeis foi criado em 1945, nessa data, com a assinatura do Decreto-lei nº 7.988, pelo então presidente Getúlio Vargas.
 
O Dia do Contabilista, 25 de abril, foi firmado em 1926, em um discurso feito pelo senador João Lyra, considerado o patrono dos Contabilistas. Em abril de 2012, o Conselho Federal de Contabilidade - CFC determinou que o Sistema CFC/CRCs passasse a substituir o termo Contabilista, por Profissional da Contabilidade, termo que deve ser utilizado quando houver referência conjunta a Contadores e Técnicos.
 
O CONTADOR é o profissional graduado em Ciências Contábeis, curso superior que possui habilitação para, além de exercer a atividade de Técnico em Contabilidade, pode realizar trabalhos de Auditoria, Perícia, Análise de Balanços e Consultoria, o que não é permitido ao Técnico em Contabilidade.
 
O TÉCNICO EM CONTABILIDADE, por alguns chamado de “Contabilista”, é o profissional registrado no CRC que executa a função técnica da contabilidade. O dia 20 de novembro é o Dia do Técnico em Contabilidade. A comemoração faz alusão à data em que foi instituído o diploma legal de Técnico em Contabilidade, em 1945, conforme Decreto-Lei nº 8.191.
 
O termo CONTABILISTA é usado para designar o profissional com Bacharelado em Contabilidade ou o Técnico em Contabilidade.
 
Assim, o dia 25 de abril é o dia de todos os profissionais registrados que exercem a atividade de Contabilista, o Dia do Profissional da Contabilidade. O dia do Bacharel em Ciências Contábeis, Dia do Contador, é comemorado em 22 de setembro.
 
Parabéns a todos os Profissionais da Contabilidade! Profissão fundamental para um país que deseja crescer econômico e financeiramente saudável e socialmente justo!

Comentários