UNAMA | Ser Educacional Unama
18 Maio
Ananindeua
Avaliação Institucional tem prazo prorrogado
Por Lena Veiga e Silva

A CPA ( Comissão Própria de Avaliação) informa que o prazo para preenchimento da Avaliação Institucional 2023.1 foi prorrogado para todos Docentes e Discentes.
 
O novo prazo será até o dia 27/05!
 
Não deixe de realizar a sua Avaliação Institucional, além de ganhar 3h de Atividade Complementar, você permite que a CPA possa identificar as suas sugestões e buscar melhorias acadêmicas e estruturais para toda comunidade acadêmica!
 
Contamos com a sua participação!!
 
 

15 Dezembro
Belém
Alunos do curso de Enfermagem participaram da Cerimônia do Jaleco
Por Hallessa Pimentel

No dia 28 de Setembro, no Auditório David Mufarrej, foi realizada a Cerimônia do Jaleco para os alunos do 2° semestre do Curso de Bacharelado em Enfermagem da UNAMA Alcindo Cacela. A Cerimônia ocorreu no turno da manhã e da noite para envolver as duas turmas e durante sua extensão os acadêmicos e seus familiares presenciaram uma palestra sobre a importância da biossegurança, do uso correto dos jalecos, do ensino superior e do profissional de enfermagem.

Além disso, o símbolo da Enfermagem, a Lâmpada, também foi apresentado e explanado e os alunos puderam realizar o Juramento. Após o Juramento, tiveram a Oficialização do Jaleco, momento no qual a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Hallessa Pimentel, vestiu o jaleco em um representante enquanto os demais acadêmicos vestiam os seus respectivos jalecos. Em seguida, houve uma breve sessão de fotos, as turmas tiveram suas fotos oficiais e foram sorteadas 2 ingressos, um pra manhã e outro pra noite, para o V Congresso Nacional Multidisciplinar de Saúde. 

Segundo, Ester Pimentel, acadêmica do 2º semestre manhã: “A Cerimônia é um momento importante e muito bonito, pois é o início de um sonho, um ato de compromisso com a escolha que fizemos e acredito que seja o momento em que nossos pais têm um real entendimento da profissão que vamos ter e da sua importância.”

Juramento do Jaleco:

“ Meus pais, colegas e meus futuros professores,

Procurarei manter meu estado de compaixão, assumindo que meu compromisso será com os pacientes. 

Preservarei a confidencialidade e respeito em minha prática. 

Reconhecerei o poder da cooperação e respeitarei a contribuição dos meus colegas de profissão na área da saúde.

Não romperei esta aliança e me esforçarei para assegurar o cuidado coletivo da alma e do corpo de nossos pacientes.

Honrarei a rica tradição de ensino e aprendizagem da ciência da Saúde.

Reconheço meu próprio papel como promotor do conhecimento e engrandecimento da ciência da saúde.

É minha responsabilidade aprender esta ciência e este é um compromisso para toda vida.

Que eu não esqueça que o ensino acadêmico é um privilégio consagrado a mim, por aqueles que a mim confiaram seu bem-estar.

Que eu seja fiel a este compromisso e que eu sempre me coloque a seu serviço.

Isto eu afirmo perante os meus colegas.

Assim será!”

 

01 Dezembro
Belém
Feira de Profissões - Colégio Gentil
Por Hallessa Pimentel

No dia 27, ocorreu no Colégio Gentil Bittencourt mais uma Feira de Profissões, onde os acadêmicos de enfermagem junto com a LAIUEM (Liga Acadêmica Interdisciplinar de Urgência e Emergência) puderam fazer demonstrações de manobras de RCP ( Reanimação Cardiopulmonar ) e falar sobre o Curso de Enfermagem, além de retirar dúvidas dos alunos interessados. A Feira ocorreu pela parte da manhã, de 09 às 12 horas, e os alunos do Colégio Gentil, quem demonstraram interesse, tiveram a oportunidade de treinar as manobras de RCP.

 

Segundo o acadêmico de enfermagem do 6º semestre, Éden Penelva “É muito importante poder participar de ações desse tipo, pois além de levarmos educação em saúde para a população, o que pode salvar vidas, também podemos ajudar os alunos a decidir qual curso desejam seguir, ao falarmos sobre a nossa experiência.”

18 Novembro
Belém
Veja o calendário de provas da 2° avaliação, 2° chamada e prova final
Por Hallessa Pimentel

Olá Prezado(a) Aluno(a) do Curso de Enfermagem da Alcindo Cacela fique atento ao Calendário de Avaliações. 

Verifiquem as datas e suas respectivas disciplinas bem como turmas que terão aulas em datas de jogos da Seleção.

Ratifiquem com vossos Docentes acerca das datas e horários.

Boa prova a todos e todas!

18 Novembro
Belém
Confira como foi a reunião de líderes do curso de Enfermagem
Por Hallessa Pimentel

No dia 11 de novembro fora realizada a última Reunião de Líderes de Enfermagem Na oportunidade foram  pautas da Reunião o Fechamento de Semestre , a Avaliação Institucional,  as Avaliações que serão ainda realizadas (2ª Avaliação, 2 ª Chamada, Prova Final), Estágios, Práticas,Enade 2023,Pré-concluintes, Jornada de Tcc Nivelamento, Nova Sala da Vacina, Aulas e Provas nos dias dos Jogos da Copa. Os lideres puderam explanar sobre os avançoes e desafios de cada turma.Pontuaram as melhorias e soluções dadas pela Coordenação do curso aos problemas elencados na última reunião de Lideres. Além disso, puderam relatar sobre o andamento do semestre e as vivências nos campos de práticas e estágios. Para o líder de turma Samuel do 6º semestre da noite, o semestre foi proveitoso com o link dos temas de sala de aula associados às práticas nas Unidades de Saúde. Já para a líder de turma do 10º semestre da Noite, Rita Matni a mesma encontra-se ansiosa pelo período de finalização do curso questionando acerca da Jornada de TCC. Já para a líder de turma do 8º semestre da Manhã Esther Brito a ansiedade concentra-se em 2023 no ano Enade, pois a mesma afirmou e ratificou a importância que a coordenação esta ofertando através das aulas de preparação. No mais todos agradeceram ao semestre que estar por findar. 

 

17 Novembro
Belém
Alunos da UNAMA - Alcindo Cacela realizaram ação para alunos participante do Enem 2022
Por Hallessa Pimentel

Olá, alunos e alunas! 

 

No último domingo, Dia 13, ocorreu a edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Curso de Enfermagem da Universidade da Amazônia, pólo da Alcindo Cacela, promoveu uma ação onde os acadêmicos voluntários atuaram (sob a supervisão de enfermeiros preceptores) na verificação de sinais vitais dos vestibulandos e seus familiares e fornecendo uma escuta ativa, para tentar acalmar os calouros, os quais apresentam um alto nível de nervosismo durante o período do Exame.

Além disso, os acadêmicos também conversaram um pouco sobre o Curso e as oportunidades que ele proporciona e realizaram algumas dinâmicas para descontrair e aliviar a ansiedade nesse momento de tensão. 

Segundo candidata do curso de "Serviço Social" Juliana Silva a ação promovida pelo Curso de Enfermagem da Unama Alcindo Cacela foi muito satisfatória, uma vez que a mesma estava se sentindo bastante ansiosa e com as dinâmicas promovidas pelos acadêmicos de enfermagem foi possivel acalmá-la. Já para o acadêmico de Enfermagem do 8º semestre Joziel Lira a atividade lúdica faz parte do papel do futuro enfermeiro no que se refere ao acolhimento humanizado e esta correlacionado à disciplinas como Saúde Mental e Cuidado Integral à Saúde do Adolescente .

 

 

 

14 Novembro
Santarém
Vestibular 2023.1 da Unama tem datas divulgadas
Por Alessandra Esteves

Com a aproximação do final do ano muitas pessoas estão em busca de uma oportunidade de ingresso no ensino superior para o semestre letivo de 2023.1. Aqui na Unama, os futuros universitários já podem se preparar para concorrer ao nosso vestibular tradicional que já está marcado para ser realizado no dia 26/11 no município de Santarém e para o dia 27/11 em Belém.

O vestibular tem a oferta de bolsas que vão até 100% de desconto, além disso os estudantes podem participar do trote e ter seu nome declamado na nossa Rádio FM Unama 105.5.

 

26 Outubro
Belém
Você sabe o que é CPA?
Por Martina Rodrigues

CPA significa Comissão Própria de Avaliação, foi criada através da Lei nº 10.861, que institui o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e da Portaria Ministerial nº 2.051.

 

Ela é composta por membros do corpo docente, discente, administrativo e da sociedade civil.

 

Na Unama temos três representantes de cada categoria que abrange Unidade Rafael e Imigrantes.

 

A CPA é responsável pela elaboração, planejamento, sensibilização e condução do processo de Avaliação Institucional da Unama.

 

A partir dos instrumentos avaliativos (questionários) a CPA pode saber a sua opinião a respeito da universidade e utilizar os resultados como ferramentas para o planejamento educacional em busca de aperfeiçoamento na qualidade acadêmica.

 

A partir da análise dos resultados da avaliação institucional é possível identificar as potencialidades e oportunidades de melhorias em diversos setores da Unama e realizar investimentos institucionais nos setores que necessitem.

19 Setembro
Belém
UNAMA Belém realizou a 2° Feira de Profissões
Por Hallessa Pimentel

Na manhã do dia 10, foi realizada no Colégio Ideal, na Unidade da Batista Campos, a segunda edição da Feira de Profissões. Os acadêmicos de enfermagem Agatha Gomes e Yan Lima, juntamente com ligantes da LAIUEM (Liga Acadêmica Interdisciplinar de Urgência e Emergência), realizaram manobras de RCP ((Reanimação Cardiopulmonar) e de Desengasgo, em bonecos, para os alunos do Colégio Ideal. Os alunos também tiveram a oportunidade de treinar as manobras e esclarecer suas dúvidas. Ademais, os acadêmicos e ligantes também explicaram sobre os primeiros socorros e conversaram e divulgaram o curso e a Universidade da Amazônia.

19 Setembro
Belém
Eleição de Líderes de Turma
Por Hallessa Pimentel

No dia 05, aconteceu a eleição dos líderes de turma de 2022.2. A eleição foi feita em sala de aula, sob a supervisão de um docente, e os discentes assinaram uma ata de presença. Em seguida, os representantes de turma preencheram e assinaram uma ata e entregaram essas atas para a coordenação do curso. Ademais, todos os líderes foram adicionados em um grupo de WhatsApp que a Coordenação de Enfermagem criou para manter uma fácil comunicação e manter os alunos cientes de informações relevantes.