UNAMA | Ser Educacional Unama
19 Setembro
Belém
UNAMA Belém realizou a 2° Feira de Profissões
Por Hallessa Pimentel

Na manhã do dia 10, foi realizada no Colégio Ideal, na Unidade da Batista Campos, a segunda edição da Feira de Profissões. Os acadêmicos de enfermagem Agatha Gomes e Yan Lima, juntamente com ligantes da LAIUEM (Liga Acadêmica Interdisciplinar de Urgência e Emergência), realizaram manobras de RCP ((Reanimação Cardiopulmonar) e de Desengasgo, em bonecos, para os alunos do Colégio Ideal. Os alunos também tiveram a oportunidade de treinar as manobras e esclarecer suas dúvidas. Ademais, os acadêmicos e ligantes também explicaram sobre os primeiros socorros e conversaram e divulgaram o curso e a Universidade da Amazônia.

19 Setembro
Belém
Eleição de Líderes de Turma
Por Hallessa Pimentel

No dia 05, aconteceu a eleição dos líderes de turma de 2022.2. A eleição foi feita em sala de aula, sob a supervisão de um docente, e os discentes assinaram uma ata de presença. Em seguida, os representantes de turma preencheram e assinaram uma ata e entregaram essas atas para a coordenação do curso. Ademais, todos os líderes foram adicionados em um grupo de WhatsApp que a Coordenação de Enfermagem criou para manter uma fácil comunicação e manter os alunos cientes de informações relevantes.

19 Setembro
Belém
Mostra Campus
Por Hallessa Pimentel

Dos dias 30 de Agosto a 02 de Setembro ocorreu o Mostra Campus, ação na qual os alunos do ensino médio de diversos colégios frequentaram o campus da Universidade para conhecer suas instalações e serviços, além de conhecer melhor as graduações ofertadas e retirar suas dúvidas a respeito das profissões. Durante esses dias o Curso de Enfermagem montou um posto perto do Bloco F, o qual é voltado para as áreas de saúde, e realizou demonstrações de Manobra de RCP (Reanimação Cardiopulmonar); orientações sobre Primeiros Socorros; explanou sobre o papel da categoria de enfermagem e ações privativas a ela; tirou dúvidas sobre o curso e promoveu a graduação da Universidade da Amazônia, além da entrega de panfletos de divulgação. Durante esses dias, para fazer as demonstrações de RCP e divulgação da graduação, o curso de enfermagem contou com diferentes participações especiais, entre elas : os ligantes da LAIUEM (Liga Acadêmica Interdisciplinar de Urgência e Emergência) e LAMCARD (Liga Acadêmica Multidisciplinar de Cardiologia, do enfermeiro Murilo Monteiro (egresso da Universidade e instrutor de APH) e sua equipe e da equipe da empresa de resgates áreos, AMPLYMED – a qual falou a respeito de como o enfermeiro pode atuar em diferentes tipos de resgate.

19 Setembro
Belém
Live: Monkeypox Vírus
Por Hallessa Pimentel

Às 19:30 do dia 31, aconteceu no perfil de Enfermagem da Unama Alcindo Cacela (@enfermagem_UAC), da plataforma digital do Instagram, a primeira LIVE do perfil, com o intuito de disseminar informações. A Live MonkeyPox Vírus: Desmistificando a Varíola dos Macacos teve como objetivo trazer esclarecimento a respeito dessa zoonose tão comentada na atualidade. A Live teve como moderadora a docente e enfermeira, Bianca Paracampus e como palestrante a epidemiologista do Centro de Investigação Epidemiológica de Vigilância em Saúde (CIEVS/BELÉM), Sheila Prestes. A palestrante explanou a respeito das principais questões sobre esse vírus como a transmissão, sinais e sintomas, prevenção, entre outros, e ao final respondeu as dúvidas remanescentes. A duração da Live foi de 1 hora e 4 minutos, contou com a participação de cerca de 50 ouvintes e ao final, foi constatado uma boa aceitação pela parte do público a respeito desse formato de atividade.

19 Setembro
Belém
Publicação de Edital de Monitoria
Por Hallessa Pimentel

No dia 29, a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Hallessa Pimentel, divulgou o Edital para o Processo Seletivo de Monitoria, abrindo o período de inscrição para o mesmo. No edital constam todas as informações necessárias, período e local de inscrição; requisitos para a aprovação dos candidatos; etapas do processo seletivo; data, horário e local de aplicação da prova; método de avaliação das provas; quantidade de vagas ofertadas; as disciplinas disponíveis e os docentes que as ministram.

19 Setembro
Belém
Primeira Feira de Profissões
Por Hallessa Pimentel

Na manhã do dia 27, foi realizada no Rosana Bastos, na Unidade da Magalhães Barata, a primeira edição do semestre de 2022.2 da Feira de Profissões. A acadêmica de enfermagem Lígia Lopes juntamente com ligantes da LAMCARD (Liga Acadêmica Multidisciplinar de Cardiologia) conversou com os alunos do Rosana Bastos sobre o curso de enfermagem, além de retirar algumas dúvidas e divulgar a Graduação da Universidade da Amazônia. A Liga Acadêmica realizou demonstrações de RCP (Reanimação Cardiopulmonar), em um boneco, para os alunos do Rosana, os quais também tiveram a oportunidade de treinar as manobras no boneco, assim, disseminando conhecimento sobre primeiros socorros. Ademais, outros cursos da Unama Alcindo também estavam presentes, como marketing e direito.

19 Setembro
Belém
Unama Day
Por Hallessa Pimentel

De 08 às 17 horas, do dia 27, ocorreu uma programação especial na Unama Alcindo Cacela com atividades para receber na Unidade as pessoas interessadas na graduação. O Curso de Enfermagem, representado pela Coordenadora Hallessa Pimentel e os acadêmicos Joziel Lira e Éden Penelva, apresentaram a estrutura da Unidade, os laboratórios e conversaram e retiraram dúvidas sobre o curso. Além disso, nesse dia foram ofertados descontos inéditos e exclusivos e os alunos interessados tiveram a oportunidade de assistir uma palestra especial de Felipe Ponde.

19 Setembro
Belém
Círio Solidário
Por Hallessa Pimentel

No dia 27, aconteceu na Paroquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência mais uma edição do Projeto Círio Solidário, promovido pela Basílica Nossa Senhora de Nazaré. De 08 às 14 horas, foram ofertados diversos serviços para a população como a prestação de serviços sociais, emissão de documentos, divulgação dos serviços sociais paroquiais e atendimento de diversas especialidades, entre elas a enfermagem.

Sob a supervisão das enfermeiras e preceptoras, Renata Magno e Silvia Gesta, os acadêmicos de enfermagem realizaram a triagem da população, aferindo sinais vitais como a pressão arterial e glicemia, coletando dados para o preenchimento das fichas e realizando algumas orientações em saúde e cuidados.

O evento beneficente atendeu aos bairros da Marambaia, Val-de-Cans e Telegráfo e foram realizados 3000 atendimentos dos serviços de saúde, com 350 voluntários ao todo. Além disso, a Diretoria de Nazaré também realiza a entrega de cestas básicas para as pessoas necessitadas da comunidade.

19 Setembro
Belém
Feira de Trabalhabilidade
Por Hallessa Pimentel

No último dia 23 de agosto aconteceu a Feira de Trabalhabilidade da Unama Alcindo Cacela, e o Curso de Enfermagem promoveu, em parceria com o Instituto Cicatripelli, um Workshop  de Empreendedorismo na Enfermagem. A finalidade foi de explanar o papel do enfermeiro no consultório de enfermagem dermatológica, e mostrar aos alunos como empreender nessa área de atuação e gerar grandes possibilidades de estágio/emprego para eles. Um stand do Cicatripelli ficou em exposição no Hall de Entrada da Unama Alcindo de 8h às 20h e o enfermeiro Marcelo Mendes, sócio proprietário da Clínica Cicatripelli realizou uma palestra, em sala de aula, para os alunos do 2°semestre, falando um pouco sobre sua vivência, sobre o empreendedorismo na enfermagem e incentivando os alunos.

19 Setembro
Belém
Dia D da Poliomielite e Multivacinação
Por Hallessa Pimentel

No último sábado, 20 de Agosto, ocorreu o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação com o propósito de manter o país livre da Poliomielite e realizar esforços para a erradicação da doença, além de atualizar a situação vacinal e reduzir os bolsões não vacinados. O Posto de Vacinação da UNAMA Alcindo Cacela funcionou das 8 às 17 horas e vacinou atendeu a um público de aproximadamente 400 pessoas.

O Posto continha as seguintes vacinas: Hepatite B; Influenza; Febre Amarela; Tríplice Viral; Covid-19; Dupla Bacteriana do Tipo Adulto (dT); HPV e Meningo ACWY e foi dividido em ala pediátrica e público geral. Sob a supervisão das preceptoras e enfermeiras (Paola Sabá, Silvia Gesta, Renata Magno, Danielly Guerra e Larisse Wnaze), os 35 voluntários presentes atenderam ao público realizando o seu acolhimento e registro vacinal.