UNAMA | Ser Educacional Unama
29 Maio
Belém
Pesquisa sugere que tratamento de implante dentário deve ser adaptado para fumantes
Autor: Theodorico Neto
Um estudo chinês intitulado "Efeito de fumantes pesados sobre implantes dentários colocados nas mandíbulas posteriores de pacientes do sexo masculino: Um estudo clínico prospectivo", realizado por pesquisadores do First Affiliated Hospital of Xi'an Jiaotong Xi'an na China compararam a estabilidade do implante e resposta tecidual do peri-implante em pacientes fumantes e não fumantes e verificou que fumar não afeta o sucesso global da cirurgia, assim como todos os implantes realizaram osteointegração e sem complicações pelo menos até o final da décima segunda semana após a colocação. No entanto, o tabagismo causou ao redor do osso dos implantes uma cura mais lenta. Consequentemente, os implantes começaram a osteointegração consideravelmente mais tarde do que o previsto no grupo de não fumantes.
 
A pesquisa tem demonstrado que o tabagismo pode afetar negativamente o implante e a integração óssea. A fim de melhorar os resultados do tratamento e evitar falhas, Cirurgiões-Dentistas precisam ter uma compreensão exata de como o hábito irá afetar o processo de cicatrização.
 
No estudo, os implantes foram colocados em mandíbulas posteriores de 32 pacientes do sexo masculinos parcialmente desdentados, dos quais 16 eram fumantes pesados e 16 não fumantes. A estabilidade do implante e resposta tecidual do peri-implante foram avaliados em três, quatro, seis, oito e doze semanas de pós-operatório.
 

Comentários