UNAMA | Ser Educacional Unama
18 Agosto
Belém
Desvendando alguns mistérios (Ovos)
Autor: Jurupytan Viana
Confira

 

                                                                                                                           Desvendando alguns mistérios (Ovos)

POR: PROFª NATALIA SIDRIM DA SILVA DE SOUZA

 

De acordo com o site da avi News, a produção de ovos de galinha foi de 3,83 bilhões de dúzias em 2019, representando aumento de 6,3% em relação ao ano anterior. Praticamente, toda a produção é consumida pela população brasileira e uma pequena parte e destinada ao mercado externo.

Sobre esse alimento, existe muita “fake news” sobre características sensoriais e químicas e isso acaba afetando na escolha do “melhor ovo” nas compras do supermercado.

Uma delas é sobre a casca do ovo. Muitas associam a casca do ovo com o tipo de criação que o animal teve e ainda associam a cor com a ideia de que ovos marrons sejam mais saudáveis.

A casca do ovo é determinada pela genética. Ou seja, tem linhagens com genética para ovo branco, assim como tem para ovos marrons ou vermelhos (e tem até ovo da casca azul). Ambas as cores possuem composição química semelhante para parâmetros como proteínas, lipídeos, entre outros.

A foto mostra diferença na cor da gema. Dependendo da alimentação utilizada como o uso de alimentos que possuem pigmentação natural como o milho, pode tornar o ovo com a gema mais pigmentada, porém a cor da casca não é alterada.

Existem muitas informações errôneas sobre a criação de aves e sua produção. A informação com base científica deve sempre ser a escolhida e utilizada no meio acadêmico.

 

 

Comentários