UNAMA | Ser Educacional Unama
11 Abril
Belém
Curiosidade: por que os morcegos ficam de cabeça para baixo?
Autor: Jurupytan Viana

Antes de respondermos esse questionamento, que é comum a muitos de nós precisamos conhecer esses “famigerados” animais um pouco mais. Não é novidade que os morcegos têm hábitos noturnos, mas é importante ressaltar eue eles são os únicos mamíferos que voam. Suas mãos evoluíram e se adaptaram para exercer a função de asas; o que justifica esses animais comporem a ordem Chiroptera (Blumenbach, 1779), onde Cheir significa mão e Pteron , asa.

O ossos das mãos dos morcegos se dispõem de forma muito parecida aos nossos (humanos), eles também possuem cinco dedos, o polegar (o único que possui unha) e outros quatro, que sofreram um grande alongamento e são unidos por uma pele membranosa, que também é ligada às pernas, formando as asas. (LAURINDO e NOVAES, 2015).

Os Morcegos estão dispersos em todo o mundo e essa ampla distribuição se dá pela diversidade de hábitos alimentares, onde encontramos animais que se alimentam de frutas, insetos, néctar, outros animais menores, peixes e sangue (hematófagos) (REIS et al., 2007). No Brasil, existem cerca de 178 espécies de morcegos e apenas 03 espécies são hematófagas (NOVAES, 2008).

Por conta de alguns hábitos peculiares do grupo, como aparência, dormir de cabeça para baixo, hábito noturno e possuir representantes hematófagos, esse grupo de animais sofre intensa perseguição de cunho preconceituoso e cruel dificultando sua preservação (SILVA et al., 2013). Vale ressaltar que estes animais são fundamentais do ponto de vista ecológico ao ambiente em que estão dispersos.

AFINAL, POR QUE OS MORCEGOS DORMEM DE CABEÇA PARA BAIXO?

Os morcegos têm o estranho hábito de descansar de cabeça para baixo e o que mais surpreendente é que eles não ficam cansados de sustentar o próprio peso nessa posição, graças a um eficiente sistema de “trava” nos tendões dos pés que ameniza o seu peso. Diferente de nós humanos que possuímos nossos membros naturalmente relaxados, fazendo força para poder fechar a mão, por exemplo, os morcegos possuem os membros inferiores naturalmente flexionados, tendo que fazer força para soltar. Dessa forma, eles conseguem ficar pendurados de cabeça para baixo sem realizar nenhum esforço e totalmente relaxados. (LAURINDO E NOVAES, 2015)

Uma das explicações para esse comportamento seria devido a maior facilidade de se lançar para o voo, graças à força da gravidade, quando o morcego se solta ele ganha impulso para iniciar o voo sem gastar energia. (LAURINDO E NOVAES, 2015)

“Nos recôncavos das árvores, e nas casas e lugares escuros; as fêmeas parem quatro filhos e trazem-nos pendurados ao pescoço com as cabeças para baixo, e pegados com as unhas ao pescoço da mãe.” (SOUZA 1938).

 

REFERÊNCIAS

KOOPMAN, K. F. Order Chiroptera. In: WILSON, D. E. and REEDER, D. M. (eds.) Mammal species of the world, a taxonomic and geographic reference. 2a.ed. WASHINGTON D.C.: Smithsonian Inst., p.137–241. 1993.

LAURINDO, R.S., NOVAES, R.L.M., Desmitificando os Morcegos. Monte Belo: ISMECN. 27 p.; il. color. (Série Cartilhas de Educação Ambiental). 2015

NOVAES, R.L.M. Morcegos neotropicais: biologia, ecologia e técnicas de coleta. Apostila básica. Rio de Janeiro: Projeto pro – morcegos, 85p.2008

REIS, N.R., SHIBATTA, O.A., PERACCHI, A.L., PEDRO, W.A. & LIMA, I.P. Sobre os Morcegos Brasileiros. In Morcegos do Brasil (N.R. Reis, A.L. Peracchi, W.A. Pedro & I.P. Lima, eds). Nelio R. do Reis, Londrina, p.17-26. 2007

SANTOS, C.F.M. DOS; FERREIRA, V. DE S. & CARREIRA, L. Os quirópteros do Novo Mundo: a América e o morcego hematófago no relato de viajantes quinhentistas. Varia Historia, 23(38):561‑573. 2007

SILVA, E.M.V.G., SILVA, R.R., SILVA FILHO, T.P.; OLIVEIRA, P. J.A., CUNHA, M.T.S., OLIVEIRA, J.C.T.,SILVA, L.A.M. Morcegos amigos ou vilões? A percepção dos estudantes sobre morcegos. Educação Ambiental em Ação 43, 2013.

SOUSA, G.S. Tratado descriptivo do Brasil em 1587. Companhia Editora Nacional, São Paulo. 1938.

POR: PROF DR. JOSÉ LEDAMIR SINDEAUX NETO

 

Galeria: 

Comentários