UNAMA | Ser Educacional Unama
24 Janeiro
Belém
Criação do Núcleo de Estudos em Ruminantes na Amazônia
Autor: Leilane Silva

O Núcleo de Estudos em Ruminantes na Amazônia (NERAMA) é vinculado ao curso de Medicina Veterinária da Universidade da Amazônia (UNAMA) e foi criado em setembro de 2016, pela professora Dra. Edwana Monteiro, com o objetivo de despertar os alunos do curso para a pesquisa através da iniciação científica e extensão, estimulando a busca pelo conhecimento além dos muros da universidade, fortalecendo, assim, o ensino-aprendizagem.

O Núcleo foi criado com várias linhas de trabalho: bioclimatologia, manejo de plantas forrageiras, nutrição, sanidade, produção e reprodução, onde os integrantes reúnem-se para discutir temas que ajudem a enriquecer as linhas de trabalho, mas também, exteriorizam esses conhecimentos através de vivências em propriedades da região. O núcleo ainda irá proporcionar outros projetos que irão contemplar a comunidade acadêmica com atividades informativas e educativas, que aproximam os alunos e a Universidade de seu papel social como, por exemplo, as Semanas Integradoras. Elas irão ocorrer uma vez por mês até o final do semestre, onde integrantes do núcleo e professores convidados ministrarão palestras com temas variados dentro da proposta de pesquisa do NERAMA. Para a inscrição, o participante precisará apenas levar um quilo de alimento não perecível, onde todos os alimentos arrecadados serão doados para comunidades carentes.

No final do semestre do corrente ano, o NERAMA irá realizar o I Seminário de Bem-estar Animal da Unama em pareceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária. O evento irá trazer para dentro da universidade vários palestrantes convidados e representantes de instituições ligadas à temática para uma mesa redonda, onde os temas relevantes para a sociedade e comunidade acadêmica e profissional serão discutidos.

Nesta segunda-feira (23), o núcleo foi contemplado com uma sala no campus Alcindo Cacela, bloco D-504, pela diretora acadêmica Herica Teixera. O momento contou com a presença do coordenador do curso de Medicina Veterinária, professor Dr. Jurupytan Silva e o vice-coordenador do Nerama, o professor Me. Loreno Francez, juntamente com os alunos que integram o núcleo. A equipe comemorou o momento como um mais novo estímulo para executar todos os projetos que beneficiarão não somente a comunidade acadêmica, mas também a sociedade e os produtores rurais.

 

 

 

 

Galeria: 
Foto: ReproduçãoFoto: ReproduçãoFoto: ReproduçãoFoto: ReproduçãoFoto: ReproduçãoFoto: ReproduçãoFoto: ReproduçãoFoto: Reprodução

Comentários