UNAMA | Ser Educacional Unama
06 Junho
Belém
IV Semana Geológica da UNAMA
Autor: Everton Ruggeri
Confira os registros
A IV Semana Geológica da UNAMA ocorreu no dias  29 e 30 de maio com a oferta de palestras e minicursos. A Semana é uma oportunidade de ampliação do conhecimento e de enriquecimento do repertório, para além do âmbito acadêmico. As atividades são desenvolvidas por profissionais da geologia e de áreas afins.
 
A palestra "Radargeologia: Metodologia e Aplicações" ministrada pelo pesquisador Dr. Mário Ivan (IBGE) destacou o uso das imagens orbitais de radar como técnica que utiliza imagens de Radar de Visada Lateral na interpretação geológica, já que este tipo de imagem destaca principalmente da geometria dos alvos em relação aos ângulos de visada, além da independência às nuvens.
 
“Manual de Outorga” foi um dos temas, abordado em palestra por Márcia Helena Nascimento, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS). A palestrante falou sobre todos os procedimentos de outorga, que é o requerimento para o uso da água por um empreendimento.
“O campo de trabalho para geológo é muito vasto, tem muitas possibilidades. O que eu mostrei foi justamente uma das possibilidades, que é trabalhar com licenciamento ambiental, com recursos hídricos, com requerimento de outorga para recursos hídricos”, disse a palestrante.
 
Para Márcia, é importante que os profissionais da área tenham integração com os alunos do curso. “São alunos que estão se formando, e isso é muito importante para eles. Saber que eles podem atuar em outro campo sem ser a mineração. Geólogo a gente foca logo na mineração, mas há outros campos dentro da cidade mesmo onde ele pode atuar”, explicou.
 
Bruno Pinheiro, professor de geologia da UNAMA, destacou que o evento é uma das formas de divulgar o curso. “Amanhã (30) é o Dia do Geológo, então é uma forma de nós divulgarmos que apesar do curso de Geologia ser muito importante para a economia brasileira, ela é pouca conhecida. Nós estamos, cada vez mais, tentando mostrar a importância da Geologia para a sociedade e esse evento é para trazer esse conhecimento”, afirmou.
 
Para Jorge Nadir, estudante do curso de Geologia da UNAMA, a palestra foi muito importante, já que esse assunto sobre água não é tão comentando dentro da Geologia, segundo ele. "É mais mineração, mapeamento, e quando a gente vê alguma coisa sobre outorga, que é algo que está em crescimento, já que a outorga dá muito dinheiro para o profissional de Geologia, é sempre interessante agregar conhecimento sobre isso”, disse o estudante, que está no 9º semestre do curso.
 
Para Renato Ferreira, também estudante de Geologia da UNAMA, o evento foi interessante porque os alunos puderam ver na prática questões dadas em sala de aula. “A gente deu legislação como matéria, que é uma coisa mais teórica, mas eu achei bem importante ter a questão prática aqui”, disse o estudante.
 
Segundo Luisa Barros, professora de Geologia da UNAMA e organizadora do evento, promover a Semana de Geologia é importante para agregar novos conhecimentos para esses alunos e para reforçar o repertório deles com base no que é dado em sala de aula. “Isso é muito importante para agregar valor, principalmente porque todas essas palestras e minicursos são voltados para as ferramentas que eles vão usar no mercado de trabalho”, concluiu.
Galeria: 

Comentários