UNAMA | Ser Educacional Unama
27 Dezembro
Ananindeua
Tire suas dúvidas sobre financiamentos
Autor: Leonilde.Oliveira

Formas de financiamento

Conheça os principais programas de financiamento disponívies em nossa instituição de ensino

Fies

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas e com cursos que tenham conceito de qualidade segundo o MEC – Ministério da Educação.

Considerando a qualidade dos cursos ofertados em nossa instituição, não limitamos o número de vagas para contratação de FIES, conforme Termo de Adesão firmado junto ao Governo Federal.

A inscrição no Fies é efetuada exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Informatizado do Fies (sisfiesaluno.mec.gov.br). O agente operador do Fies utilizará indicadores de desempenho e de qualidade de instituição de ensino superior aderentes ao Programa para fins de concessão do financiamento, mediante a implantação de mecanismos específicos no Sisfies.

Sendo o aluno aprovado no programa poderá obter um financiamento mínimo de 50% e máximo de até 100% do valor de suas mensalidades semestrais, para pagamento futuro, após a conclusão do seu curso.

O programa de financiamento (FIES) funciona com juros reduzidos de 3,4% ao ano; prazo de carência de 18 (dezoito) meses e o período para amortização do financiamento é de até 3 (três) vezes o tempo do financiamento, acrescido de 12 (doze) meses.

A grande mudança para fins de solicitação de financiamento ao Fies, de acordo com a Portaria Normativa nº 21 de 26/12/2014, é a exigência do estudante concluinte do ensino médio a partir do ano letivo de 2010, a média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem igual ou superior a quatrocentos e cinquenta pontos e nota na redação do Enem diferente de zero.

Excetua-se dessas exigências

1. o estudante que possua a condição de professor integrante do quadro de pessoal permanente da rede pública de ensino, em efetivo exercício do magistério da educação básica e regularmente matriculado em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia; e

2. os estudantes, que por ocasião da inscrição ao Fies informarem data de conclusão do ensino médio anterior ao ano de 2010, deverão comprovar essa condição perante à CPSA – Comissão permanente de Seleção e Acompanhamento.

Podem solicitar o financiamento pelo FIES os estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação não gratuitos que tenham obtido avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

O estudante somente poderá solicitar o financiamento para um único curso de graduação em que estiver regularmente matriculado.

Não serão considerados regularmente matriculados os estudantes cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas durante o período de inscrição no FIES

Dúvidas e informações veja perguntas freqüentes no link: http://sisfiesportal.mec.gov.br/faq.html ou ligue para tel.: 0800 61 61 61

Pra Valer

PROUNI

Quem pode se candidatar: 

Para concorrer a uma bolsa de estudo integral, o estudante precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2010 e apresentar renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimos. Além disso, precisa obedecer a um dos critérios a seguir: 

1) Ter cursado o ensino médio completo em escola pública. 

2) Ter cursado o ensino médio em instituição privada com bolsa integral comprovada. 

3) Ser portador de necessidades especiais. 

4) Atuar como professor da rede pública de educação básica, no efetivo exercício do magistério e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição, desde que esteja buscando vaga em curso de Licenciatura ou de Pedagogia. 

OBS.: Data de inscrição definida pelo MEC. Informações adicionais ver no Site http://siteprouni.mec.gov.br/.

Convênios

A todos os alunos conveniados, informamos-lhes que os benefícios proporcionados pelos convênios firmados com as Entidades relacionadas serão concedidos de acordo com o cronograma estabelecido na cartilha financeira (Confira o item "Cartilha Financeira - Créditos e descontos"). Segue abaixo os documentos necessários para a solicitação: 

• Declaração, original e atualizada para o semestre, de vínculo do aluno ou de seu responsável financeiro (Pai ou Mãe), com a Entidade conveniada; 
• Cópia autenticada da CTPS onde conste o Contrato de trabalho firmado entre a empresa conveniada e o aluno ou seu responsável financeiro (se funcionários com regime CLT); do crachá ou carteira de identificação funcional (se funcionários com regime estatutório); e da Certidão de Nascimento e/ou de Casamento para fins de comprovação da dependência legal. 
• Requerimento quitado e protocolado na Secretaria da Faculdade, juntamente com a documentação acima, solicitando o benefício para o semestre nos termos dos Instrumentos de Convênios firmados. 

Comentários