UNAMA | Ser Educacional Unama
28 Agosto
Belém
Alunos de Farmácia publicam em congresso nacional
Autor: João Vogado

Durante os dias 27 a 30 de agosto/2017, ocorre o 53º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, em Cuiabá-MT, que com a tradição de mais de 50 edições já realizadas, traz neste evento a temática "Da dualidade da relação homem e ambiente, com seus desafios para os campos e as cidades" (Márcia Hueb; presidente do 53º MedTrop, 2017). Mas o que o curso de Farmácia da Universidade da Amazônia tem haver com isso? 

No último mês de Junho, foram criados no curso Farmácia Grupos de Estudos Científicos, coordenados pelos professores Kemper dos Santos e Marcella Almeida, sob a supervisão do coordenador do  curso de Farmácia da UNAMA, Henrique Vogado. A seleção contou com mais de 30 discentes inscritos e 12 selecionados, que em pouco mais de um mês de existência já colheu seus primeiros frutos científicos. Dois projetos intitulados "A Hepatite Alcoólica como Fator Indutor da Lesão Hepática Colestática" e "A Trajetória Epidemiológica na Terapêutica da Hanseníase" inscritos e submetidos no 53º MedTrop foram aprovados e estão sendo representados pelo discente Mayckson Patrick da Cruz Araújo, acadêmico do curso de Farmácia do 6º semestre/noturno. Os projetos contam apenas com dados parciais que tem por objetivo a socialização dos resultados finais através da publicação em revista científica até o final deste ano.

Além dos trabalhos elaborados pelos Grupos de Estudos Científicos do Curso de Farmácia da UNAMA aprovados no MedTrop, outros dois projetos também elaborados pelos Grupos de Estudos Científicos já foram aceitos para apresentação no I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, a ocorrer no período de 15 a 18 de novembro em Foz do Iguaçu-PR. Para o prof. Kemper dos Santos, idealizador e coordenador dos Grupos de Estudos Científicos "a participação e apresentação de trabalhos em eventos como o 53º MedTrop e o I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, em tão pouco tempo de existência dos Grupos de Estudos Científicos, é um incentivo aos acadêmicos do curso e, principalmente, aos alunos envolvidos, que veem nesta, mais uma oportunidade que o curso de Farmácia da UNAMA oferece na formação de seus discentes".

 

Galeria: 
Banner apresentadoBanner apresentado

Comentários