UNAMA | Ser Educacional Unama
04 Julho
Belém
Projeto de pesquisa e extensão - comunidades saudáveis
Autor: Hallessa Pimentel

O projeto de pesquisa e extensão tem como objetivo essencial construir um modelo de Sistematização de Assistência de Enfermagem para crianças em idade escolar e idosos residentes em instituição de longa permanência, como estratégia de intervenção social e de saúde.

As atividades de pesquisa e extensão iniciaram efetivamente no mês de março, no abrigo São Vicente de Paulo, com visitas semanais realizadas pelas acadêmicas.

 Na primeira etapa as atividades compreendem a coleta do histórico de Enfermagem dos idosos, levantamento dos dados socioepidemiológicos, hábitos diário de vida, exame físico, levantamento das necessidades de saúde, elaboração dos diagnósticos, bem como elaboração de planos de cuidados, como estratégia de continuidade.

Ressalta-se que o projeto constitui uma oportunidade de estreitar o relacionamento entre a universidade e a sociedade, uma vez que a comunidade acadêmica tem a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em benefício da sociedade. Além do mais, representa uma ferramenta importante para a formação das acadêmicas, que passam a conhecer na prática as diversas realidades e necessidades vivenciadas entre os sujeitos. 

Elaborado por: Vanessa Estumano, aluna do curso de Enfermagem (Bolsista de iniciação científica da UNAMA)

 

Galeria: 
Tags: 

Comentários