UNAMA | Ser Educacional Unama
26 Abril
Boa Vista
Oficina de Desbridamento Instrumental
Autor: Thais Silva

No dia 23 de abril foi realizada a oficina ubíqua com o tema Desbridamento Instrumental, que contou com a participação de 45 alunos do curso de enfermagem. A oficina foi divida em dois momentos, primeiro a explanação teorica sobre feridas crônicas e complexas e aspectos relativos ao desbridamento e a segunda etapa foi a realização do método de desbridamento instrumental conservador em laboratório. Os alunos foram acompanhados pela palestrante e professora do curso Thais Pereira para realizar a técnica em laboratório, foram praticas duas técnicas a cover e a square utilizando pés de porcos queimados. 

Aprenda um pouco sobre desbridamento, aqui vão alguns informações úteis:

O que é desbridamento?

Desbridamento é um componente importante no gerenciamento da ferida e pode ser definido como o ato de remoção de material necrótico, tecido desvitalizado, crostas, tecido infectado, hiperqueratose, corpos estranhos, fragmentos de ossos, microorganismos ou qualquer outro tipo de carga biológica de uma ferida com o objetivo de promover a cicatrização da mesma

Quais são os tipos de desbridamento?

Desbridamento incial: O desbridamento inicial consiste na retirada de tecidos inviáveis aderidos ao leito e/ou na área periferida, incluindo o tecido queratinizado, por meio de métodos autolíticos, enzimáticos, biológicos, mecânicos ou instrumentais, abrangendo as bordas da ferida e a pele.

Desbridamento de manutenção: O desbridamento de manutenção caracteriza-se pela contínua remoção da carga celular composta por fibroblastos envelhecidos, queratinócitos, materiais de matriz celular, não visíveis a olho nu e que necessitam ser permanentemente removidos para viabilizar a cicatrização.

Desbridamento de hiperqueratose: Hiperqueratose é um espessamento da camada córnea da pele, resultado de excessiva proliferação de células produtoras de queratina sobre a superfície da pele que contribui para o aumento da espessura da epiderme e da derme.

Quais são os métodos de desbridamento?

Autolítico, enzimatico, mecânico biológico, instrumental conservador, cirúrgico 

Galeria: 

Comentários