UNAMA | Ser Educacional Unama
18 Maio
Belém
II Seminário integrado de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão
Autor: Hallessa Pimentel

Nos dias 14, 15 e 16/05, aconteceu na Universidade da Amazônia, Unidade Alcindo Cacela, no auditório D-200, o II Seminário Integrado de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão.

O Seminário tem por objetivo proporcionar aos acadêmicos dos mais variados cursos, e que estão envolvidos em projetos de pesquisa e extensão da Universidade, de demonstrarem os resultados de suas pesquisas e das atividades realizadas junto à comunidade, demonstrando a importância da integração entre a academia e a comunidade.

Dentre os projetos apresentados, salienta-se o projeto orientado pela Professora, Msc. Nathalie Mendes, com a temática “Comunidades Saudáveis: vivência profissional da práxis através de metodologias ativas como estratégia para intervenção de saúde e social”, no qual fazem parte dezessete acadêmicos de Enfermagem, sendo cinco bolsistas do programa de Bolsa Educação Santander, duas bolsistas do programa de Bolsas da Universidade, e dez acadêmicas voluntárias, além de duas acadêmicas de fisioterapia, e um acadêmico de farmácia, também vinculados ao programa de Bolsa Educação Santander.

Tal projeto tem como objetivo avaliar as condições de saúde de idosos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILP’S) em Belém, Estado do Pará, além de objetivar identificar os hábitos de vida diários e os problemas reais ou potenciais apresentados pelos idosos das ILP’s, buscando-se utilizar estratégias de intervenção de saúde e social, como orientações sobre o autocuidado, além da utilização de metodologias ativas, como a realização de ações educativas e atividades lúdicas, abordando temáticas a respeito dos principais problemas identificados.

De acordo com o relato dos discentes, os projetos de pesquisa e extensão oferecidos pela Universidade contribuem para a formação do acadêmico, o ajudando a agir de maneira crítico-reflexiva, além de fomentar a busca de novos conhecimentos e aproximação com a área da pesquisa.

Ressaltaram ainda que o projeto constitui uma oportunidade de estreitar o relacionamento entre a Universidade e a sociedade, uma vez que a comunidade acadêmica tem a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em benefício da sociedade. Ademais, representa uma ferramenta importante para a formação dos acadêmicos, que passam a conhecer na prática as diversas realidades e necessidades vivenciadas entre os idosos institucionalizados.

 

Galeria: 
II Seminário integrado de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão

Comentários