UNAMA | Ser Educacional Unama
02 Maio
Belém
Congresso de Saúde promove curso de Musculação para Grupos Especiais
Autor: Camila Neiva

No dia 26 de abril, quinta-feira, o curso de Bacharelado em Educação Física, da UNAMA Alcindo Cacela, ofereceu o minicurso intitulado “Musculação Aplicada aos Hipertensos, Diabéticos e DAC (Doença Arterial Coronariana)”, ministrado pelo professor Alexandre Maia, que é mestre em Neurociências e Biologia Celular, pela Universidade Federal do Pará, e doutorando no mesmo programa.

O minicurso foi a atividade de abertura oferecida pelo curso de Educação Física no III Congresso Multidisciplinar de Saúde, que aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de abril de 2018, com a programação dividida entre o campus Alcindo Cacela da UNAMA e o Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Dentre os assuntos abordados no curso, estavam a prática dos exercícios resistidos para grupos especiais, como hipertensos, diabéticos e cardiopatas, bem como peculiaridades da musculação para pessoas com limitações, cuidados com prescrição e acompanhamento de exercícios físicos e os benefícios da avaliação física prévia antes do ingresso ao centro de treinamentos.

 “Este tema é de suma importância para a formação do nosso acadêmico, visto que o índice de hipertensos, diabéticos e cardiopatas em academias tem aumentado bastante, devido à desmistificação da antiga ideia de que apenas pessoas saudáveis poderiam praticar musculação. A mídia tem colaborado bastante na divulgação dos benefícios do exercício resistido para grupos especiais”, afirma a coordenadora do curso de Bacharelado em Educação Física, professora Nazaré Dias Bello.

O curso aconteceu no dia 26 de abril, quinta-feira, de 8h às 12h, e foi aberto aos inscritos no III Congresso Multidisciplinar de Saúde, evento organizado pela UNAMA, com a coordenação geral do professor Janguiê Diniz, que ocorreu nos dias 26, 27 e 28 de abril, com carga horária de 30 horas para todos os inscritos.

 

Comentários