UNAMA | Ser Educacional Unama
09 Março
Belém
Alunos de Educação Física vivenciam o esporte adaptado
Autor: Maria de Nazaré

No dia 03 de março, sábado, os alunos do curso de Bacharelado em Educação Física da UNAMA Alcindo Cacela tiveram a oportunidade de conhecer de perto o encantador trabalho do professor Valdir Matos, recentemente premiado como professor destaque do ano de 2017, na categoria esportes adaptados. Este prêmio foi concedido pelo Conselho Regional de Educação Física da 18ª Região - CREF 18 PA/AP.

Os acadêmicos da UNAMA foram convidados a participar de um momento prático de treinamento esportivo para pessoas com deficiência, ação esta vinculada à disciplina Metodologia do Esporte Adaptado, ministrada pelo docente Thales Henrique Pires. A ação prática aconteceu nas dependências da Tuna Luso Brasileira, clube esportivo da cidade de Belém, de origem portuguesa, fundado em 1903.

As modalidades vivenciadas pelos acadêmicos foram natação, atletismo, futebol de 5 e tênis de mesa, todas com metodologias destinadas às pessoas com deficiência. A turma contemplada para esta atividade foi a turma do 6° semestre do curso, 6NMA (turno da manhã).

O professor da disciplina, Thales Pires, afirma que "esta ação foi de suma importância para a formação dos alunos do curso de educação física, visto que puderam vivenciar na prática a rotina de treinamentos do esporte adaptado no nosso estado, facilitando assim a associação entre teoria e prática no que tange ao processo de ensino-aprendizagem dos nossos acadêmicos".

"A coordenação do curso incentiva atividades como essa, pois leva o aluno a experimentar tudo aquilo que a profissão pode oferecer fora dos muros da universidade", afirma a professora Nazaré Dias Bello, coordenadora do curso de Bacharelado em Educação Física da UNAMA Alcindo Cacela.

A vivência intitulada "Esportes Adaptados na Cidade de Belém" aconteceu no dia 03 de março de 2018, sábado, no horário de 8h às 12h, na Tuna Luso Brasileira, localizada na Avenida Almirante Barroso, N° 4110, no bairro de Souza, e contou com a participação de mais de cinquenta alunos do curso de Educação Física.

 

Galeria: 
ESPORTES ADAPTADOS

Comentários