UNAMA | Ser Educacional Unama
13 Setembro
Belém
Visão sobre o câncer de mama e a prática de autoexame em mulheres a partir de 35 anos
Autor: Eliane Leite
A pesquisa mostra a magnitude epidemiológica do câncer de mama atinge mulheres de todas as nacionalidades, sem especificar raça ou classe econômica

Um estudo realizado pela instituição, localizada na região norte, em Belém do Pará, mostra a magnitude epidemiológica do câncer de mama atinge mulheres de todas as nacionalidades, sem especificar raça ou classe econômica. Dentre os desafios para o diagnóstico precoce destaca-se a falta de informação, o acompanhamento de rotinas anuais de saúde.

Visando o enorme número de mulheres com esta patologia, há um questionamento se as mesmas compreendem a importância do envolvimento na atenção primária na detecção desta doença. Frente ao panorama descrito o intuito deste projeto, é avaliar o conhecimento sobre o assunto, a atitude e a prática do autoexame das mamas (AEM), e outras formas de detecção em mulheres a partir de 35 anos da Universidade da Amazônia, relacionando as informações obtidas, para que possam proporcionar uma visão atualizada sobre a importância deste método. Colocando em destaque que segundo o Instituto Nacional do Câncer a partir desta idade há um crescimento progressivo desta patologia (INCA, 2018). O estudo completo está disponível no anexo abaixo.

 
Anexo: 

Comentários