UNAMA | Ser Educacional Unama
20 Março
Belém
Cartilha de Segurança para a Internet
Autor: Wendel Castro
A Cartilha de Segurança para Internet é um documento com recomendações e dicas sobre como o usuário de Internet deve se comportar para aumentar a sua segurança e se proteger de possíveis ameaças. O documento apresenta o significado de diversos termos e conceitos utilizados na Internet, aborda os riscos de uso desta tecnologia e fornece uma série de dicas e cuidados a serem tomados pelos usuários para se protegerem destas ameaças.
 
A produção desta Cartilha foi feita pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), que é um dos serviços prestados para a comunidade Internet do Brasil pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
 
Nós esperamos que esta Cartilha possa auxiliá-lo não só a compreender as ameaças do ambiente Internet, mas também a usufruir dos benefícios de forma consciente e a manter a segurança de seus dados, computadores e dispositivos móveis. Gostaríamos ainda de ressaltar que é muito importante ficar sempre atento ao usar a Internet, pois somente aliando medidas técnicas a boas práticas é possível atingir um nível de segurança que permita o pleno uso deste ambiente..
 
A cartilha de segurança conta com quatorze capítulos, que dividem o conteúdo em diferentes áreas relacionadas com a segurança da Internet, além de um glossário e um índice remissivo.
 
De forma geral, o Capítulo 1 apresenta uma introdução sobre a importância de uso da Internet, os riscos a que os usuários estão sujeitos e os cuidados a serem tomados. Do Capítulo 2 ao 6 os riscos são apresentados de forma mais detalhada, enquanto que do Capítulo 7 ao 14 o foco principal são os cuidados a serem tomados e os mecanismos de segurança existentes.
 
1. Segurança na Internet: Trata dos benefícios que a Internet pode trazer na realização de atividades cotidianas e descreve, de forma geral, os riscos relacionados ao seu uso. Procura também esclarecer que a Internet não tem nada de "virtual" e que os cuidados a serem tomados ao usá-la são semelhantes aos que se deve ter no dia a dia.
 
2. Golpes na Internet: Apresenta os principais golpes aplicados na Internet, os riscos que estes golpes representam e os cuidados que devem ser tomados para se proteger deles.
 
3. Ataques na Internet: Aborda os ataques que costumam ser realizados por meio da Internet, as motivações que levam os atacantes a praticar atividades deste tipo e as técnicas que costumam ser utilizadas. Ressalta a importância de cada um fazer a sua parte para que a segurança geral da Internet possa ser melhorada.
 
4. Códigos maliciosos (Malware): Aborda os diferentes tipos de códigos maliciosos, as diversas formas de infecção e as principais ações danosas e atividades maliciosas por eles executadas. Apresenta também um resumo comparativo para facilitar a classificação dos diferentes tipos.
 
5. Spam: Discute os problemas acarretados pelo spam, principalmente aqueles que possam ter implicações de segurança, e métodos de prevenção.
 
6. Outros riscos: Aborda alguns dos serviços e recursos de navegação incorporados a grande maioria dos navegadores Web e leitores de e-mails, os riscos que eles podem representar e os cuidados que devem ser tomados ao utilizá-los. Trata também dos riscos apresentados e dos cuidados a serem tomados ao compartilhar recursos na Internet.
 
7. Mecanismos de segurança: Apresenta os principais mecanismos de segurança existentes e os cuidados que devem ser tomados ao utilizá-los. Ressalta a importância de utilização de ferramentas de segurança aliada a uma postura preventiva.
 
8. Contas e senhas: Aborda o principal mecanismo de autenticação usado na Internet que são as contas e as senhas. Inclui dicas de uso, elaboração, gerenciamento, alteração e recuperação, entre outras.
 
9. Criptografia: Apresenta alguns conceitos de criptografia, como funções de resumo, assinatura digital, certificado digital e as chaves simétricas e assimétricas. Trata também dos cuidados que devem ser tomados ao utilizá-la.
 
10. Uso seguro da Internet: Apresenta, de forma geral, os principais usos que são feitos da Internet e os cuidados que devem ser tomados ao utilizá-los. Aborda questões referentes a segurança nas conexões Web especialmente as envolvem o uso de certificados digitais.
 
11. Privacidade: Discute questões relacionadas à privacidade do usuário ao utilizar a Internet e aos cuidados que ele deve ter com seus dados pessoais. Apresenta detalhadamente dicas referentes a disponibilização de informações pessoais nas redes sociais.
 
12. Segurança de computadores: Apresenta os principais cuidados que devem ser tomados ao usar computadores, tanto pessoais como de terceiros. Ressalta a importância de manter os computadores atualizados e com mecanismos de proteção instalados.
 
13. Segurança de redes: Apresenta os riscos relacionados ao uso das principais tecnologias de acesso à Internet, como banda larga (fixa e móvel), Wi-Fi e Bluetooth.
 
14. Segurança em dispositivos móveis: Aborda os riscos relacionados ao uso de dispositivos móveis e procura demonstrar que eles são similares aos computadores e que, por isto, necessitam dos mesmos cuidados de segurança.
 

Clique Aqui e acesse a Cartilha.

Novidade: Cartilha em Formato ePub!

Comentários