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29 Novembro
Belém
Discentes de cursos de Tecnologia fazem o ENADE 2017
Autor: Alan Souza
No dia 26 de novembro, em uma faculdade de belém, discentes dos cursos de Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores realizaram a prova ENADE. O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes na prova. O objetivo do Enade é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.
 
As provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 terminaram às 17h30 (Horário de Brasília) em todo o país, mas o Questionário do Estudante pode ser preenchido até 23h59 deste domingo, 26. A participação na prova e o preenchimento do Questionário do Estudante são obrigatórios para obtenção de regularidade junto ao Exame, permitindo a colação de grau dos estudantes habilitados para o Enade 2017. Disponível no Sistema Enade desde 4 de setembro, o Questionário tinha sido finalizado por 86% dos inscritos até o fechamento dos portões, às 13h.
 
Os gabaritos e padrões de respostas serão publicados a partir de 4 de dezembro, no portal do Inep. Já o Relatório dos Estudantes em Situação Regular junto ao Enade 2017, que permitirá às IES registrarem no histórico escolar do estudante sua situação junto ao Enade, será disponibilizado a partir de 20 de dezembro. Já o Boletim de Desempenho Individual será disponibilizado no Sistema Enade em data que será divulgada pelo Inep oportunamente.
 
Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são os insumos para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Esses indicadores aferem a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a Educação Superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.
 
 

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