UNAMA | Ser Educacional Unama
25 Outubro
Santarém
10 truques de linguagem corporal para entrevistas de emprego
Autor: Wladimir Antônio

 

1.Recados inconscientes

Como você se senta na cadeira? Onde concentra o seu olhar? Qual é a sua expressão facial enquanto fala? Muitos recrutadores são treinados para interpretar os sinais transmitidos pela postura física dos candidatos.

2.Cumprimente todos com um leve sorriso

Ao entrar na sala, o primeiro recado que você passa está no seu rosto. Sorrir suavemente para todos os presentes denota segurança e simpatia.

3. Mantenha a coluna reta

Enquanto você está sentado, o ideal é manter as costas eretas ou ligeiramente inclinadas na direção do outro. Essa postura denota equilíbrio e interesse na situação.

4. Faça contato visual nas horas certas

Ao fazer ou responder perguntas, não desvie o olhar do interlocutor nem abaixe a cabeça. o ideal é olhar para o rosto do entrevistador durante cerca de 70% do tempo, com foco no triângulo entre os olhos e a boca. Mas cuidado! Se você fixar exageradamente o olhar na outra pessoa, ela pode se sentir desconfortável e constrangida.

5. Tenha uma expressão facial neutra

Evite fazer caras e bocas para dar ênfase a sua fala. Não que você deva ficar com um rosto inexpressivo. O ideal é manter uma expressão serena, confiável e neutra.

6. Elimine hábitos que denotem nervosismo

Candidatos que não conseguem manter as mãos em repouso durante a conversa são frequentemente percebidos como inseguros e ansiosos. Portanto, evite mexer no celular, roer unhas, morder a ponta de uma caneta ou brincar com colares, relógios e pulseiras.

7. Gesticule enquanto fala (sem exagerar)

Gestos são permitidos - e até aconselháveis - caso acrescentem expressividade à sua fala. Mas é bom ser econômico.

8. Não cruze os braços

Além de denotar impaciência, cruzar os braços na frente do corpo pode causar a impressão de que você está querendo se defender do outro ou não está concordando com os seus argumentos.

9. Faça movimentos discretos de concordância com a cabeça

É importante fazer pequenos sinais de concordância com a cabeça enquanto ele fala. Isso demonstra interesse e facilita a conexão pessoal com o entrevistador. Também vale tomar cuidado com o queixo: o ideal é que ele ficar na posição horizontal, paralelo ao chão. Se você ficar com a cabeça inclinada para baixo, pode transmitir cansaço ou desânimo. Para cima, pode demonstrar arrogância.

10. Incline-se para frente ao ouvir perguntas

Reclinar o corpo ligeiramente para a frente enquanto o entrevistador pergunta algo é uma forma simples de transmitir humildade, disposição e abertura para as demandas do outro.

Texto de Cláudia Gasparini (Adaptado)

Comentários